Saturday, February 11, 2012

F-1-FIA irá aprovar escapamentos de Ferrari e McLaren, diz jornalista


Conceito dos exaustores das equipes foi contestado, mas teria sido considerado legal



Detalhe lateral do McLaren MP4-27 (Glenn Dunbar/LAT)








Mal os difusores soprados foram banidos e os carros da
nova temporada foram lançados sem o artifício, uma nova polêmica foi
lançada acerca do posicionamento dos escapamentos dos carros de Ferrari e
McLaren.





Desde que seus respectivos modelos, a F2012 e o MP4-27, foram
apresentados e colocados para andar nos testes em Jerez, as concorrentes
questionam junto à FIA a legalidade da posição dos exaustores dos dois
carros, considerando que as soluções encontradas pelas duas equipes
estão fora do regulamento.



Conforme prevê a nova regra, o bocal dos escapamentos não deve estar
voltado para a parte de baixo do carro e não pode emitir os gases
produzidos pela combustão do motor de nenhuma maneira que proporcione
ganho aerodinâmico.



Tanto o time britânico quanto a rival italiana desenharam
escapamentos com o bocal direcionado para partes específicas da parte
traseira, jogando o ar sobre as rodas e outros componentes. A
interpretação gerou reclamações por parte de times como a atual bicampeã
Red Bull, que apresentou uma solução mais "ao pé da letra" com relação
ao regulamento no RB8.



A despeito dos protestos, o jornalista da rede de televisão "Sky
Sports", Ted Kravitz, declarou em entrevista ao site da rede que o
diretor de provas da federação, Charlie Whiting, concordou com a
legalidade dos equipamentos e deve aprová-los.



"Ouvi de fontes do pitane que Charlie Whiting disse ter considerado
os escapamentos de Ferrari e McLaren dentro das regras", afirmou.
"Apesar de os bicais estarem virados para algumas áreas específicas,
gerando aparente benefício aerodinâmico, o que seria contra o
regulamento, Whiting acredita que eles estão de acordo tanto com o texto
quanto com a intenção da norma", explicou.



Segundo Kravitz, com a luz verde dada ao conceito, outras escuderias
devem aparecer com exaustores parecidos já na próxima rodada de testes,
em Barcelona, a partir do próximo dia 21, ou no máximo na terceira
bateria, também no circuito catalão, de 1º a 4 de março. "Devemos ver
desenhos mais exóticos para o escapamentos", previu.





Fonte: tazio

Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br

Comente está postagem.

No comments:

Post a Comment