Wednesday, February 15, 2012

Mil Milhas-A disputa das independentes do WEC por Lucas Santochi










Protótipo Lola-Toyota da equipe Rebellion Racing (Jorge Sá)




Além de Audi e Toyota, o Mundial de Endurance (WEC) de 2012 terá mais
cinco carros competindo na classe LMP1: são as equipes privadas.



Não se espera que nenhuma delas consiga superar os times de fábrica,
especialmente os alemães, mas elas devem protagonizar uma disputa
bastante interessante.





A Rebellion Racing irá disputar o campeonato com dois protótipos Lola
B12/60 Coupé – Toyota. O time suíço foi o grande destaque entre os
times privados em 2011, conquistando o título da Le Mans Series e a
terceira colocação na Intercontinental Le Mans Cup, atrás somente de
Audi e Peugeot.



Alexandre Pesci é o chefe da equipe, que terá entre os seus pilotos o
ex-F1 Nick Heidfeld, correndo ao lado de Neel Jani e Nicolas Prost no
carro #12. Jeroen Bleekemolen, Andrea Belicchi e Harold Primat estarão
no #13.



A OAK alinhará o seu protótipo que tem como base o Pescarolo 01 com motor Judd. A equipe francesa já foi tema de uma coluna aqui na Mil Milhas.



Em 2011, o time sediado e Le Mans não conseguiu grandes resultados. A
prioridade foi a classe LMP2, da qual foi vice-campeã da ILMC, e
terminou com uma quinta posição nas 24 Horas de Le Mans. Na LMP1, a OAK
não participou de todas as etapas e terminou com o quinto lugar entre os
times privados da ILMC.



Este ano, a OAK também se dividirá entre as duas classes e investe
forte em seu projeto de desenvolvimento de seu próprio carro. A equipe
ainda não divulgou os seus pilotos.



A terceira competidora é um dos nomes mais conhecidos do endurance e também já foi protagonista de uma coluna por aqui: a Pescarolo.



A inscrição da equipe para o WEC foi até uma surpresa, devido aos
problemas financeiros que enfrenta há alguns anos. O time levará para a
pista o Pescarolo 03, protótipo que usará a base do mal sucedido Aston
Martin AMR-One, que foi abandonado no final do ano passado depois da
falta de resultados.



Henri Pescarolo afirma que está investindo no desenvolvimento
aerodinâmico e promete que o carro terá uma cara bastante diferente em
2012. Ele usará o motor Judd. O trio formado por Emmanuel Collard,
Jean-Christophe Boullion e Julien Jousse será responsável por conduzir o
caror.



A equipe francesa também terá um segundo protótipo nas 6 Horas de Spa
e nas 24 Horas de Le Mans desenvolvido pela tradicional construtora
japonesa Dome, que está financiando o projeto. Nicolas Minassian,
Sébastien Bourdais e um terceiro piloto japonês que ainda será anunciado
irão pilotar o carro.



As duas últimas competidoras da LMP1 vêm da Grã Bretanha e competirão
com protótipos HPD ARX 03a desenvolvidos pela Honda em sua base de alto
desempenho na Califórnia, nos Estados Unidos.



O novo carro da HPD (Honda Performance Development) foi projetado
pela Wirth Research e tem uma versão para a LMP1, com motor V8 de 3,4
litros, e outra para a LMP2, V6 de 2,8 litros. Será uma das atrações,
pelo menos no começo da temporada, e serão levados à pista pela Strakka
Racing e a JRM, que terão apoio oficial.



A Strakka oficializou a sua inscrição para a classe LMP1, depois de ser vice-campeã da Le Mans Series em 2011 na LMP2.



O time nasceu em 2007, fundado pelo piloto Nick Leventis, e começou
competindo na classe GT. Em 2009, eles correram na LMP1 da LMS com um
Ginetta-Zytek GZ09S. No ano seguinte, o time se tornou o primeiro da
história da competição a conseguir uma vitória na geral com um carro da
LMP2, na Hungria.



Os pilotos Nick Leventis, Danny Watts e Jonny Kane foram mantidos pela para a temporada 2012.



A JRM estreia nas competições da ACO este ano. O time foi campeão do
FIA GT1 em 2011 correndo com um Nissan GT-R, mas preferiu se transferir
para o WEC nesta temporada. A equipe correrá com o trio formado por
David Brabham, Karun Chandhok e Peter Dumbreck.



Na semana que vem, vamos destacar as equipes da classe LMP2 do WEC.



Notas



- A Toyota completou a sua equipe de pilotos que irá competir em
2012 com o seu protótipo TS030 híbrido. Enquanto Alexander Wurz, Nicolas
Lapierre e Kazuki Nakajima irão correr no Mundial, Anthony Davidson,
ex-piloto da Peugeot, e Sébastien Buemi, ex-Toro Rosso e atual reserva
da Red Bull na F1, se juntarão ao japonês Hiroaki Ishiura, piloto da
Super GT, no carro que andará apenas nas 24 Horas de Le Mans.



- A americana Starworks Motorsport, que correrá na classe LMP2 do
WEC, anunciou a contratação do piloto Stephane Sarrazin, que corria pelo
time de fábrica da Peugeot.



- Também na LMP2, Signatech anunicou a renovação do contrato de
Franck Mailleux para 2012, com quem conquistou o título da classe na
ILMC na última temporada.

Fonte: blog/mil-milhas/

Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/blog/mil-milhas/

Comente está postagem.

No comments:

Post a Comment