Uma espécie de "faz-tudo", capaz de enfrentar todo tipo de terreno, um utilitário para o campo e a cidade. Essa era a missão de cada veículo de serviço fabricado pela americana Willys Overland, que criou o Jeep durante a Segunda Guerra Mundial, um veículo leve para fins militares. Não demorou para aparecerem derivados como a "Station Wagon Willys" e uma "pick-up", surgida em 1946. Mais tardia foi sua chegada por aqui, em 1961. Produzida pela Willys Overland do Brasil, sobre a estrutura da irmã, a Rural, seu desenho levava a assinatura do designer americano Brooks Stevens. Aproveitava o motor Willys BF-161, de seis cilindros e 2 600 cm3, que rendia 90 cv. Curiosamente, ainda no início dos anos 60, algumas unidades receberam o motor Perkins 4-203 de quatro cilindros a diesel, o mesmo que foi utilizado nos tratores Ford.
Produzida como 4x2 e 4x4, a picape tinha uma generosa caçamba com capacidade para 798 quilos. Resistente e robusta, topava qualquer tarefa e era usada principalmente por agricultores e fazendeiros. Mas não fazia feio nos centros urbanos. Porém, a direção proporcionava certo cansaço nas balizas.
Quanto ao espaço interno, os mais altinhos não tinham do que reclamar. Confortável para até três passageiros, graças ao banco inteiriço, viajar a bordo da F-75 estava longe de ser desagradável. Essa configuração só era possível por conta da localização da alavanca de câmbio na coluna de direção. A simplicidade do painel de instrumentos se resumia a velocímetro, nível da gasolina e temperatura do motor. A ventilação era feita por uma abertura basculante próxima ao capô.
Texto: Quatro Rodas
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