Monday, October 31, 2011

100 ANOS DE JORNALISMO AUTOMOTIVO NO BRASIL

Rogério Louro
Gerente de Comunicação Corporativa da PSA Peugeot Citroen do Brasil



O mês de outubro está chegando ao fim, mas não tinha como deix-lo terminar sem lembrar um mar- co importante para todos nós, jornalistas automotivos brasileiros. Apesar de muitos não saberem, este mês marca os 100 anos do lançamento da primeira revista de automóveis do País, que tinha um título mais do que correto: Revista de Automóveis. Ela foi editada no Rio de Janeiro e lançada em outubro de 1911 com temas semelhantes aos que vemos nas publicações atuais, como produtos e serviços. Na capa, destaque para automóveis Benz, caminhões Saurer e pneus Continental.



Na época, revistas especializadas já eram comuns nos Estados Unidos e na Europa, mas no Brasil o automóvel ainda não tinha conquistado tanto des- taque na mídia, sendo lembrado mais em artigos sobre a sociedade ou fatos curiosos, onde aparecia para mostrar o status ou as proezas de seus donos. É verdade que serviu até de inspiração para batizar a mais importante revista de variedades nacional no início do Século XX, a Fon-Fon, só que a própria publicação dava pouco espaço para os carros em seus primeiros anos. A Revista de Automóveis nasceu para mudar isso.

Logo na página 2 do primeiro número deixava bem claro seu objetivo: (na grafia original) “É a primeira e unica publicação brazileira no genero. Redigida por especialistas neste assumpto, ella será de inestimável valor informativo para os automobilistas e o melhor meio de propaganda para os fabricantes e agentes. Ler a Revista de Automóveis é conhecer o movimento mensal do automobilismo”.

Ela durou apenas alguns anos, mas foi seguida ainda nas décadas de 1910 e 1920 por muitas outras, como Auto-propulsão, Auto-Sport, O Automóvel e O Auto e Automobilismo, que abriram a trilha para este mundo fantástico do jornalismo automotivo. Curioso é que o nome Revista de Automóveis foi usado novamente no Brasil em 1954, e mais uma vez foi marcante, por dar início ao que se pode considerar uma nova era das publicações automotivas no País. Mais isso é outra história...


*Transcrito de Jornalista&Cia

No comments:

Post a Comment