De olho no valioso mercado dos sedãs compactos, a Nissan começa em novembro a vender o Versa no Brasil. O modelo produzido na fábrica da marca em Aguascalientes, no México, é o segundo produto da plataforma V da Nissan, que também dá base ao March, o compacto "popular" recém lançado pela marca no país. O Versa também é mais uma peça chave no plano da marca chamado "1 Nova Nissan", que pretende ampliar a participação da japonesa no Brasil para 5% do mercado com a introdução de novos modelos em segmentos até então não explorados por nenhuma marca oriental.
O Versa chega para bater de frente com concorrentes como o Volkswagen Voyage e Ford Fiesta Rocam sedã, usados pela Nissan como balizas na hora de configurar o modelo para o mercado brasileiro. O carro já está sendo vendido no mercado norte-americano desde setembro, e é o modelo mais barato da Nissan nos Estados Unidos, além de um dos carros mais em conta daquele país. Curiosamente, lá o modelo é chamado de Versa Sedan, enquanto o Versa hatch nada mais é que o conhecido Tiida vendido aqui.
Mas as semelhanças terminam na nomenclatura usada. O desenho do Versa é bem diferente de tudo o que a Nissan vende no Brasil. O carro se destaca até mesmo em relação ao March, com quem compartilha plataforma. No entanto o entre-eixos foi alongado para 2,60 m, contra 2,45 m do hatch, o que deu ao carro novas proporções e distingue o Versa do estigma de ser apenas um "March sedã". As linhas do sedã de 4,45 m de comprimento lembram mais os sedãs maiores vendidos nos Estados Unidos e desconhecidos do público brasileiro, como o Altima e o Maxima.
A Nissan disponibiliza três versões do carro para o mercado nacional, a básica S, vendida por atraentes R$ 35.490, traz de série airbags frontais, direção elétrica, travas elétricas com comando à distância e computador de bordo. O único opcional é o ar condicionado, que acrescenta R$ 2.500 ao preço base. A intermediária SV adiciona trio elétrico, sistema de som com entrada para iPod, banco traseiro bi-partido e cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro por R$ 39.990. A topo SL, por R$ 42.990, é a única equipada com ABS, não oferecido nem como opcional nas outras. Além do equipamento, o Versa mais caro tem faróis de neblina, rodas de liga leve e o painel com iluminação permanente "Fine Vision". O foco da Nissan é na intermediária, que corresponderá por 40% do mix de produção. O restante é dividido em 30% para a S e SL. A marca espera vender cerca de 1.900 Versa por mês no Brasil a partir de novembro, quando o carro começa a chegar nas concessionárias da marca.
Todas as versões são equipadas com o motor 1.6 16v de 111 cv a 5.000 rpm e 15,1 kgfm a 4.000 rpm de torque com etanol já conhecido no March recém-lançado no Brasil. O propulsor é equipado com comando de válvulas variável, que equaliza a curva de torque e entrega mais força em baixas rotações. O sistema é o mesmo usado nos motores 2.0 do Sentra e 1.8 da Livina e do Tiida.
Impressões ao dirigir
Campos do Jordão/SP - Logo ao entrar no carro, o painel praticamente idêntico ao March se não sobressai pela ousadia no estilo, também não deve funcionalidade. A única mudança em relação ao hatch compacto são os mostradores, que adotaram uma disposição mais clássica no sedã, com velocímetro e conta-giros circulares do mesmo tamanho, de melhor visualização. Além disso, a iluminação em tom azulado é permanente na versão topo SL, mas a excessiva redução no brilho pode dificultar a leitura das informações do computor de bordo quando se usar os faróis acesos durante o dia. De resto, tudo igual ao March. Os comandos são bem localizados, leves e de fácil utilização. O único senão vai para as travas, que trancam quando o carro entra em movimento, mas não se abrem ao puxar a maçaneta.
O modelo surpreende pelo bancos dianteiros confortáveis e com apoios laterais corretos. Entretanto, achar a melhor posição de dirigir pode ser difícil com o ajuste de inclinação do encosto escondido na parte esquerda do assento, junto à lateral do carro. Além disso, o ajuste é feito em pontos definidos, o que limita a escolha. O volante tem ajuste de altura, mas não de profundidade, e merecia um revestimento em couro, ao menos na versão mais cara. Ao menos o isolamento acústico é eficiente, o que torna viagens menos cansativas.
No entanto, o maior destaque do Versa é o enorme espaço para os ocupantes do banco traseiro. O carro se fez valer do entre-eixos de 2,60 m - digno de sedãs médios - e presenteia a segunda fileira com muito espaço. Mesmo com o banco todo recuado, o vão para as pernas ainda é grande o suficiente para acomodar sem aperto adultos de até 1,80 m de altura. O espaço para cabeça é justo, ainda que a curvatura do teto possa atrapalhar o entra e sai, mas ainda assim, é notável em se tratando de um sedã compacto.
Ignição ligada, o 1.6 16v da Nissan cumpre bem o papel de empurrar o modelo com eficiência. Os 111 cv a 5.000 rpm dão conta de levar os somente 1.069 kg do Versa mais pesado com agilidade, ainda que o ar condicionado roube mais potência do que o esperado. O câmbio é bem escalonado, e possui engates rápidos e precisos. O Versa é um carro agradável de dirigir e muito competente, e tem potencial para incomodar os rivais com bom acabamento, desempenho correto e muito espaço interno.
Versões e Preços do Nissan Versa
Versa 1.6 S (R$ 35.490)
· Airbag duplo
· Trava elétrica
· Sistema Keyless com abertura do porta-malas
· Alarme
· Direção elétrica progressiva
· Ajuste de altura do banco do motorista
· Computador de bordo
· Console central inteiriço
· Tampa de combustível com abertura interna
· Rodas de aço aro 15 com pneus 185/65R15 e calotas
Opcional:
· Ar-condicionado (R$ 2.500)
Versa 1.6 SV – R$ 39.990
Todos da versão 1.6S + AC acrescidos de:
· Vidros com acionamento elétrico nas quatro portas
· Retrovisor com acionamento elétrico na cor do veículo
· Rádio CD Player 2DIN com RDS, MP3, iPod e entrada auxiliar
· Maçanetas externas cromadas
· Banco traseiro bipartido (60/40)
· Três cintos de segurança traseiro de três pontos
· Sistema fixação de cadeiras de criança ISOFIX
· Abertura interna do porta-malas
· Iluminação do porta-malas
1.6 SL – R$ 42.990
Todos da versão 1.6SV acrescidos de:
· Freios ABS com distribuição eletrônica da frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BA)
· Roda de liga de aro 15 com pneus 185/65R15
· Maçanetas internas cromadas
· Painel “Fine Vision”
· Farois de neblina
Cores:
· Azul Onyx
· Vermelho Fuji
· Branco Aspen (sólida)
· Cinza Titanium
· Preto Premium (sólida)
· Prata Classic
Texto: Motor Dream
No comments:
Post a Comment