No início deste mês de outubro, a planta da Mercedes-Benz do Brasil em Juiz de Fora, Minas Gerais, iniciou os testes de funcionamento de todo o seu sistema de produção de caminhões. A unidade vem realizando try-outs a fim de verificar o processo de montagem do primeiro leve Accelo e do primeiro extrapesado Actros, modelos que começarão ser produzidos em série a partir de janeiro de 2012, já com tecnologia BlueTec 5 e motores que atendem ao PROCONVE P-7.O try-out permite a verificação do funcionamento de todo o sistema de produção, envolvendo os diversos processos, máquinas, equipamentos, ferramentas, pré-montagem de componentes, montagem de periféricos, montagem final, abastecimento da linha e outros detalhes, como as exigências de qualidade, segurança e meio ambiente.
Também foi realizada mais uma etapa fundamental de treinamento dos colaboradores da Mercedes-Benz para produção de caminhões. Mais de 400 funcionários estão há mais de um ano se preparando para isso em São Bernardo do Campo. Um grupo de 40 colaboradores esteve também em treinamento na montagem do Actros na Alemanha, atuando agora como multiplicadores no Brasil.
Just-in-sequence otimiza o processo de produção em Juiz de Fora
Com a expansão da produção de caminhões para a unidade de Juiz de Fora, a Mercedes-Benz do Brasil implantou um conceito inédito de montagem de veículos comerciais. A novidade é a criação do Parque de Fornecedores, área reservada para essas empresas parceiras dentro da própria planta.
Com base nesse modelo, a Companhia cuidará especificamente da montagem final do produto, ficando parte da pré-montagem e o abastecimento da linha a cargo de sistemistas. Esses parceiros poderão fornecer os subconjuntos já prontos ou montá-los no Parque de Fornecedores. “sso otimizará a entrega dos diversos componentes na linha, obedecendo ao sistema just-in-sequence, que atende no momento preciso da montagem final do caminhão.
As empresas Maxion (fabricante de longarinas), Randon (pré-montagem de periféricos do motor, para-lamas traseiros, radiador e mangueiras do sistema de arrefecimento, pedaleiras de freio e embreagem, coluna de direção e freio de mão) e Seeber (pintura de peças plásticas e metálicas), já ocupam a maior parte do Parque de Fornecedores, sendo responsáveis pelos maiores volumes de componentes dos caminhões a serem montados em Juiz de Fora.
Outro destaque associado à nova planta de caminhões de Juiz de Fora é o Centro de Operações Logísticas (COL), situado próximo à fábrica. Neste local, são concentradas atividades como recebimento de peças e componentes, conferência, armazenagem e fornecimento diretamente nas linhas de montagem de acordo com o sistema just-in-sequence.
Com isso, necessita-se de pouco espaço dentro da planta para estoque. Como resultado é disponibilizada aproximadamente 75% de área da fábrica para a produção de caminhões, o que é, afinal, o objetivo principal.
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