Para a produção de turbocompressores de motores diesel Euro 5, só em
O programa nacional de controle da poluição do ar por veículos automotores foi criado em 1986 pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Com norma similar e já atuante na Europa, convencionou-se denominar de Euro 5 esta 7ª fase do CONAMA, ou seja, o Proconve P7.
Com a normatização P7, os motores diesel precisam estar dentro dos níveis destas emissões de poluentes: CO (monóxido de carbono), até 1,5 g/kWh; HC (hidrocarbonatos) até 0,46 g/kWh; NOx (óxidos de nitrogênio) até 2,00 g/kWh; e material particulado até 0,02 g/kWh. A norma também exige a produção do diesel com menor porcentagem de enxofre.
Ressalte-se que no atendimento às leis de emissão de poluentes, o turbocompressor de um motor tem importância fundamental, já que ajuda a promover uma queima mais limpa e completa do diesel. Atualmente 95% dos caminhões possuem motores com turbo.
TRÊS NOVAS LINHAS DE MONTAGEM
Para atender seus clientes – Mercedes-Benz Brasil, MAN, MWM, Iveco, Ford e Mercedes-Benz Argentina -, a BorgWarner Brasil vem trabalhando no Projeto Euro 5 há três anos. E construiu três novas linhas de montagem, sendo que outras duas linhas receberam atualizações.
Na produção dos turbos BorgWarner Euro 5, além de centenas de horas em testes de campo e laboratório, ainda foram necessárias novas máquinas de usinagem, de balanceamento e máquinas de testes finais, resultando em produtos que incorporaram tecnologias até então inéditas em materiais e desenho.
Segundo Arnaldo Iezzi Júnior, diretor geral da BorgWarner Brasil, “a partir de 2012 os turbocompressores Euro 5 serão responsáveis por 80% de nossa produção. Os dos motores atuais continuarão a ser produzidos para mercados externos e para a reposição. Destaque-se que nossa Divisão de Remanufaturados também já possui condições técnicas para trabalhar com turbos Euro 5” .
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