Mário Curcio, AB
Atentas ao segmento de motos de alta cilindrada, cuja participação de mercado mais que dobrou de 2005 para cá, algumas fabricantes instaladas no Brasil cresceram os olhos sobre esse filão de mercado e vêm adotando medidas específicas para aproveitar essa demanda. A Dafra, que iniciou a venda de seus modelos em 2008, atuava apenas com motos de no máximo 250 cc. Em 2009, porém, passou a produzir também motos BMW, primeiro as de 650 cc, mais tarde de 800 cc.
E setembro deste ano começou a montar motocicletas MV Agusta Brutale (na foto, a partir de R$ 56 mil) e F4 (R$ 68 mil). No caso da marca italiana, a Dafra é responsável por toda a operação local, da montagem à gestão da rede e pós-venda, e importará também motos prontas como a F3 Serie Oro (R$ 170 mil) e a F4 RR Corsa Corta (R$ 150 mil).
A pré-venda dessas motocicletas teve início em outubro, no Salão Duas Rodas. “Recebemos contatos de antigos proprietários MV que pretendem renovar a coleção e também de novos compradores”, diz o presidente da Dafra Motos, Creso Franco.
A primeira concessionária começou a operar em novembro e até o primeiro trimestre de 2012 haverá nove revendas MV Agusta. A operação envolveu treinamento de profissionais da rede autorizada dentro da fábrica de Manaus, onde as motos são montadas. Segundo a Dafra, a rede também atenderá motos trazidas anteriormente.
Recentemente, a líder Honda também começou um trabalho dedicado aos compradores de motos maiores com o conceito “Dream”. Além de ampliar a linha com a CBR600F e a CB 1000R, a ação de mercado prevê espaços dedicados na concessionária para venda e pós-venda, com butique de acessórios, capacetes, roupas de alto valor agregado, boxe para serviços rápidos e lavagem. Até o fim do ano a Honda prevê a adesão de 100 concessionárias ao conceito Dream.
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