A Iveco surpreende o mercado ao apresentar na Fenatran 2011 o novíssimo Iveco Stralis AS, de Active Space, seu maior, mais potente (560cv) e mais luxuoso caminhão no segmento de veículos extrapesados. O modelo traz com exclusividade mundial um novo painel e um novo interior de beleza, ergonomia e conforto incomparáveis em seu segmento. Essa nova família Iveco começa a ser vendida a partir de 2012 com três opções de motorização que atende ao Proconve P7 (Euro V), o que significa que também emite menos gases poluentes e materiais particulados na atmosfera.Sétima família de caminhões da Iveco no Brasil, o Iveco Stralis AS é o primeiro de uma nova geração de produtos Iveco dentro da linha ECOLINE, com a qual a empresa renovará toda a sua atual gama de produtos, que já é a mais moderna do mercado. “Serão caminhões ainda mais confortáveis e robustos, com motores perfeitamente adaptados ao Brasil, com maiores potências, melhor performance e menor consumo de combustível”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “Lançamos seis famílias de caminhões entre 2007 e 2011 e agora renovaremos todas outra vez, pois temos um compromisso com a inovação e a modernidade em favor do cliente”.
A nova geração ECOLINE da Iveco inclui novas cabines, novos interiores, modificações mecânicas de chassi, suspensão e novos sistemas elétricos e pneumáticos que, depois de serem exibidos na Fenatran, serão lançados no mercado ao longo de 2012. Estão previstas mais de 140 versões dos vários modelos da marca. O Iveco Stralis AS é a primeira estrela dessa nova gama, com a qual a Iveco pretende manter sua trajetória de sucesso iniciada em 2007, quando partiu de um market share de menos de 4% para mais de 9% hoje. As vendas da empresa cresceram cinco vezes desde então.
Todas as famílias ECOLINE serão produzidas no Brasil, o que significa que os veículos poderão ser financiados pelo Finame. Serão importadas apenas algumas versões para aplicações especiais.
NOVOS PADRÕES DE IMPONÊNCIA E ESPAÇO INTERNO
O Iveco Stralis AS justifica seu nome por extenso: Active Space. Ele traz ao Brasil a maior cabine de veículos extrapesados Iveco, projetada para oferecer o máximo em espaço interno e comodidade ao motorista e ocupantes.Para facilitar a entrada ao interior, cujo piso é mais elevado em comparação à linha Stralis atual, o modelo ganhou um novo degrau: agora são quatro (contando o patamar de acesso). Detalhe: quando as portas se abrem, os degraus ficam iluminados por 30 segundos, fator de segurança durante operações noturnas. Outro detalhe de segurança é a cobertura do degrau superior. Há um espelho frontal para facilitar manobras. O para-brisa é bem mais amplo, acompanhando a maior largura do modelo. Os bancos do motorista e passageiro têm apoia-braços, ajuste lombar e cinto de segurança integrado. Têm também suspensão pneumática (o do motorista pode ser ajustado pneumaticamente na altura).
O conforto é uma característica do Iveco Stralis AS. O vasto espaço interno amplia a sensação de bem-estar. Tecidos e materiais mais nobres e resistentes são usados nas forrações, bancos e portas, confeccionados em duas cores (preto e caramelo). Há luz de leitura na cama inferior e, sob ela, um refrigerador e uma caixa térmica com capacidade para 35 litros. Há, também, uma mesa para refeições e tomada 12 volts para conexão de computador, etc. A suspensão da nova cabine vem com bolsões de ar em quatro pontos independentes, com amortecedores que absorvem as acelerações e oferecem maior conforto ao motorista. O sistema de basculamento da cabine é elétrico, propiciando mais agilidade e modernidade ao veículo.
PAINEL TOTALMENTE REDESENHADO: NOVIDADE MUNDIAL
As mudanças no painel são facilmente perceptíveis e começam no volante de novo desenho, que tem detalhes cromados e traz integradas as teclas de comando de acesso e consullta ao computador de bordo e suas várias funções (dados da viagem). Entre elas, a indicação do nível do tanque de ureia (ARLA 32). O computador de bordo ocupa posição central no conjunto de instrumentos e incorpora o econômetro, com o qual é possível verificar o consumo instantâneo de combustível e a pressão do turbo.
As mudanças no painel são facilmente perceptíveis e começam no volante de novo desenho, que tem detalhes cromados e traz integradas as teclas de comando de acesso e consullta ao computador de bordo e suas várias funções (dados da viagem). Entre elas, a indicação do nível do tanque de ureia (ARLA 32). O computador de bordo ocupa posição central no conjunto de instrumentos e incorpora o econômetro, com o qual é possível verificar o consumo instantâneo de combustível e a pressão do turbo.
O velocímetro, o conta-giros e os indicadores de nível de combustível e de pressão de óleo foram igualmente redesenhados e são rodeados por uma série de luzes-alerta, com ícones de fácil compreensão. No contorno desse conjunto de instrumentos, localizam-se as teclas de acionamento dos faróis (baixo, alto, neblina, retroneblina), do piloto automático e do bloqueio diferencial, que passa a ser eletropneumático com proteção de velocidade.
MOTORES EURO V PERFEITAMENTE ADAPTADOS AO BRASIL
O Iveco Stralis AS vem em três opções de motorização, todas certificadas para o Euro V com a tecnologia SCR (Redução Catalística Seletiva, em português), com pós-tratamento de emissões com o uso do ARLA (agente redutor líquido automotivo) 32 e com maiores potências e reduzido consumo de combustível.
O motor é o conhecido Iveco-FPT Cursor 13, de seis cilindros e 13 litros, com tecnologia Euro V testada e consolidada na Europa. Os motores foram perfeitamente adaptados às condições de uso no Brasil e América Latina em testes de 5 milhões de quilômetros sob as mais duras condições de usoEm todos os modelos, o motor está acoplado a uma transmissão ZF de 16 marchas automatizada. O câmbio manual é opcional e tem sistema “single H” (com marchas posicionadas em H sobreposto, o que traz maior conforto e desempenho na condução pelo motorista e simplifica as trocas). O intarder é opcional, com altíssimo poder de frenagem. Outras novidades mecânicas incluem ajustador automático de freios de série e novos opcionais, como entre-eixos de 3.000mm e 3.200mm, suspensão traseira pneumática (opcional) e novo sistema elétrico e pneumático.
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