A Volkswagen apresentou na última quinta-feira (29) em Belo Horizonte (MG) o novo Tiguan. O modelo 2012 é o primeiro importado a ser lançado no país após o governo decidir aumentar a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 30 pontos percentuais para veículos que estão fora dos acordos bilaterais com Argentina, México e Uruguai. O modelo será vendido no Brasil por R$ 110 mil - sem o aumento, ele sairia por cerca de R$ 106 mil.
"O preço do modelo antigo era de R$ 101,3 mil, ou seja, o aumento não chegou a 8%, condiderando o IPI e os novos itens de série", declarou Henrique Sampaio, gerente de marketing de produto da montadora de origem alemã.
Assim, os concorrentes do modelo são Mitsubishi ASX 4X4, Hyundai ix35, Kia Sportage, Honda CR-V.
Entre as novidades que chegam com a linha 2012 estão detector de fadiga, que vem de série, o sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave e o Park Assist II, que auxilia no estacionamento em vagas paralelas e também em vagas transversais. Todos esses são opcionais.
Também de série estão sensor de chuva, freio eletromecânico de estacionamento com função Auto-hold — que mantém o carro parado no anda-e-para do trânsito —e ar-condicionado.
O SUV é equipado com motor 2.0 TSI, com 200 cv de potência máxima a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm, transmissão automática de seis marchas (que permite trocas manuais por shift paddles atrás do volante) e tração 4x4 permanente (4MOTION).
Em relação aos itens de segurança estão seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina), sistema de freios ABS (antitravamento) e controles eletrônicos de estabilidade e de tração. O novo Tiguan tem também Isofix para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro.
Já o detector de fadiga analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e “ tomar um café” — sim, aparece uma xícara de café no visor do painel.
As mudanças estéticas no Tiguan não foram muitas, mas o modelo adotou o novo DNA de estilo da Volkswagen, com predominância de linhas horizontais bem definidas. Como no Novo Touareg, sua grade é marcada por dois frisos cromados duplos, que fazem a ligação entre os dois grandes grupos óticos nas extremidades. Abaixo do para-choque, os faróis de neblina foram alojados nas aberturas de ventilação laterais. Os faróis auxiliares também atuam como luzes direcionais, acionadas em curvas fechadas, em baixa velocidade.
As lanternas traseiras também foram modificadas. No Novo Tiguan, elas são bipartidas, com a parte interna incorporada à porta do compartimento de bagagem. Quando acesas, elas criam elementos visuais duplos, formando um L, que se integra às formas da carroceria.
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