A Ford entregou um Galaxie Landau 1981 para o Museu do Automóvel de Brasília, que mantém um acervo de veículos de várias épocas. O modelo foi preservado pela Ford em condições originais nas últimas décadas, como um marco da produção nacional de veículos de luxo.
"O objetivo é contribuir para a coletânea histórica do Museu de Brasília e permitir que o público conheça de perto modelos de grande sucesso que iniciaram a indústria de automóveis no País. O Galaxie foi o primeiro automóvel Ford fabricado no Brasil e ficou conhecido por introduzir novidades como ar-condicionado, transmissão automática e direção hidráulica. Pelo seu requinte, durante muitos anos foi o 'Carro do Presidente'", destaca Rogelio Golfarb, diretor de Assuntos Corporativos da Ford.
O Museu do Automóvel de Brasília faz um trabalho importante de preservação da memória do setor automotivo no Brasil, que está intimamente ligado com o processo de industrialização. "Temos muito orgulho de fornecer este veículo para o seu acervo histórico", disse Rogelio Golfarb.
Galaxie Landau
O Ford Galaxie Landau foi entregue ao jornalista e curador do museu, Roberto Nasser, durante um evento com a presença de jornalistas do Brasil e da Argentina. O carro junta-se a outros modelos Ford expostos no local, que exibe ainda outro Landau histórico em seu acervo: o último utilizado pela Presidência da República, que serviu a vários presidentes e com 70.000 km rodados.
"O Ford Landau foi um símbolo e trouxe um padrão de espaço e conforto até então inédito no mercado brasileiro", disse o curador. "Imponente, era o carro preferido pelos executivos melhor sucedidos e foi adotado em 1969 como carro oficial da Presidência. Para nós, ele é muito mais que um automóvel, é o registro de uma época", agradeceu Roberto Nasser, descerrando a placa comemorativa.
Modelos históricos
O objetivo do Museu do Automóvel de Brasília é preservar modelos que representam patamares de tecnologia e também momentos econômicos e sociais do Brasil. "A introdução do automóvel nacional mudou o cenário do Brasil. Difundiu tecnologia para outros setores e permitiu a produção local de vários produtos que antes eram importados, desde lâminas de barbear a fogões e geladeiras", comenta Nasser.O museu conta com uma coleção limitada mas representativa, com cerca de 40 modelos que marcaram época. Entre eles um Fordinho 1919, o primeiro veículo montado no Brasil, e um Fordinho 1926, que deu início ao seu acervo.
"Foi com esse Ford 1926 que começou, para mim, a magia de utilizar e restaurar automóveis. É um modelo de 80 anos e poucos velhinhos são tão saudáveis e dispostos quanto ele", diz o curador.
O utilitário Rural, a picape F-100 e o Ford Ka são outros carros presentes no museu, que tem também uma exposição de motores, incluindo o Ford CHT do Corcel, o Endura e 1.0 Supercharger, além de uma biblioteca com mais de 8.000 livros aberta a pesquisadores e interessados.
"O objetivo é mostrar soluções de estilo e construção que marcaram cada uma dessas décadas. Na organização, procuramos reservar espaço para que as pessoas possam circular, ver detalhes e perceber a evolução dos veículos", completa Nasser.
Localizado no Eixo Monumental da Capital Federal, em frente ao Memorial JK, presidente que deu início à indústria automobilística no Brasil, o museu fica aberto ao público de terça-feira a domingo, no horário das 11h00 às 17h00.
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