Recém lançado no mercado europeu, o Audi Q3 2.0 TFSI quattro já poderá ser conhecido e até adquirido pelos consumidores brasileiros a partir de fevereiro, quando haverá um modelo para demonstração em cada uma das 25 concessionárias Audi no país. O novo SUV começará a ser distribuído aos clientes da marca alemã em maio no Brasil, mas a partir do próximo mês os interessados já poderão garantir a sua reserva no próprio revendedor.
Depois dos Audi Q5 e Q7, o Q3 2.0 TFSI quattro chega ao Brasil com atributos de sobra para conquistar o consumidor mais exigente, como mais espaço interno do que a concorrência, tecnologia de ponta e motores potentes e econômicos.
Produzido na fábrica de Martorell, na Espanha, o SUV vem equipado com o premiado motor 2.0 turbo FSI gasolina com duas versões de potência: a de 170 cv, que pela primeira vez está disponível em um veículo da marca no Brasil e a de 211 cv, que já equipa com total sucesso modelos como o A4, A5, Q5 e até os esportivos TT coupé e roadster.
Com a opção de entrada de 170 cv, o Audi Q3 acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atinge velocidade máxima de 212 km/h. O torque máximo de 280 Nm está disponível entre 1.700 e 4.200 rpm. Com a versão de maior potência, de 211 cv, o novo modelo passa a ser o mais rápido e veloz entre todos os modelos SUVs compactos oferecidos no mercado, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e atingindo velocidade máxima de 230 km/h. O torque máximo de 300 Nm está disponível em uma faixa de 1.800 a 4.900 rpm. Assim, as duas versões de Q3 garantem muita agilidade no trânsito e total segurança nas ultrapassagens na estrada. O consumo combinado (cidade e estrada) é de 12,98 km/litro na versão mais potente e de 13 km/litro na de 170 cv.
Além de números expressivos de performance, os dois motores combinam tecnologias poderosas de efiência da Audi como: injeção direta de combustível, turbocharging e sistema de recuperação de energia (KERS). A tração integral permanente quattro também está disponível nas duas versões de motorização. Seu elemento chave é uma embreagem multiplatô controlada eletro hidraulicamente, que redistribui a força, em milésimos de segundos, a partir do eixo dianteiro para o eixo traseiro, quando necessário. Há ainda a capacidade de acionamento permanente do eixo traseiro. O sistema quattro garante mais prazer ao dirigir, tração e segurança ao motorista.
O novo Q3 vem equipado com o câmbio de dupla embreagem e sete velocidades S tronic, que combina esportividade e eficiência da transmissão manual com os benefícios de uma transmissão automática, permitindo trocas de marcha em 0,2 segundos. O novo SUV tem a opção de mudança de marchas também por meio de shift paddles no volante,
Chassi
Modelo mais esportivo neste segmento, o Audi Q3 tem um chassi que combina segurança e conforto: a suspensão traseira four-link trabalha com as forças longitudinais e laterais separadamente; a direção assistida eletromecânica funciona de maneira precisa e de forma muito eficiente; e o freio de estacionamento eletromecânico aumenta a conveniência.
O sistema Audi Drive Select, que está disponível na versão de 211 cv, acessa o acelerador, a direção, o câmbio S tronic, o controle eletrônico de amortecimento, o ar-condicionado e o sistema de piloto-automático de acordo com a opção escolhida pelo motorista – nos modos Conforto, Auto, Dinâmico ou Eficiência. Quando o motorista seleciona o modo de Eficiência, o câmbio S tronic desengata a embreagem enquanto o SUV segue por inércia e permite que o modelo rode livremente - o que reforça ainda mais a eficiência no consumo de combustível. Adicionalmente, o ar-condicionado e o controle de cruzeiro também operam com o objetivo específico de economia de combustível. Para o Modo Roda Livre há algumas exigências como: acelerador não pressionado, grau de inclinação da pista menor que 12% e velocidade acima de 20 km/hora.
O Audi Q3 de 170 cv vem de série com rodas de 17 polegadas em liga leve e opcionalmente pode vir equipado com rodas mais esportivas de 18 polegadas, que são de série no modelo de 211 cv. Todos os pneus são distinguidos pela baixa resistência ao rolamento e os freios são resistentes, estáveis e ventilados na dianteira. Graças à sua distância do solo, de generosos 17 centímetros, o Audi Q3 também pode enfrentar terrenos acidentados.
No SUV compacto premium da Audi, o programa de estabilização eletrônica (ESP) inclui o bloqueio eletrônico do diferencial, que nas curvas mais acentuadas regula a distribuição de torque às rodas com menor tração, com vetorização do torque. Parte superior do formulário
Design e carroceria
Com o projeto mais esportivo do segmento, o novo Audi Q3 carrega as características que o identificam com a marca dos quatro anéis, como a grade dianteira, os faróis xenon plus com LED para luzes diurnas, e o visual robusto e elegante. Na dianteira, os faróis em forma de cunha e a grade single-frame com seus cantos superiores cônicos enfatizam o estilo Audi, com contorno estendido pela curva do capô do motor.
Lateralmente, o Q3 mantém as semelhancas com o design clássico Audi, como a linha descendente do teto na coluna C e a proporção de dois terços de metal para um terço de vidro.
Apesar do estilo semelhante a um coupé, o Audi Q3 é claramente reconhecido como um membro da família Q. A tampa traseira envolvente é similar em design a dos “irmãos” maiores, o Q5 e Q7. Em conjunto com os faróis de xenon plus, tiras de LED também equipam as lanternas traseiras.
Com mais espaço interno que os concorrentes diretos, o novo Audi Q3 tem 4,39 metros de comprimento, 1,83 metros de largura, e 1,60 metros de altura (barras de teto incluídas). O bom nível de capacidade do porta-malas varia de 460 a 1365 litros. O modelo possui coeficiente de arrasto de 0,32, ótimo para o segmento, e carenagem do tipo underbody, que facilita o fluxo de ar ideal – inclusive sob o veículo também.
A carroceira do novo SUV compacto é muito rígida e resistente ao impacto, mas extremamente silenciosa na estrada e leve – pesa apenas 303 kg. A célula da carroceria possui aproximadamente 4.400 pontos de solda e 74 metros de adesivos especiais. O capô e a tampa traseira são em alumínio e o restante do corpo em aço de ultra-resistência e folhas de carbono. Os componentes, bastante finos, reduzem o peso do veículo para 1510 kg (com motor de 170 cv) e 1565 kg (motor de 211 cv).
Novidades para o interior: mais luxo, conforto e segurança
Com o novo Audi Q3, a montadora alemã reafirma seu papel de liderança em design automotivo também quando se trata da utilização de cores e materiais internos. O SUV compacto premium oferece uma longa lista de produtos inovadores, como novos acabamentos e detalhes em alumínio.
No interior da versão de 211 cv sobressai os apliques em alumínio 3D com visual prata transparente. O material é construído a partir de dois componentes: uma superfície de alumínio finamente escovado estampada em um padrão de favo de mel, onde cada um dos hexágonos tem um diâmetro de apenas 2,5 milímetros; e embaixo dela, uma superfície holográfica branca com aparência tridimensional.
Ainda do lado interno, muitos detalhes produzem um estilo único como os controles com acabamento em alumínio, o câmbio e volante em couro – este último com três raios e desenvolvido especificamente para o Audi Q3.
Outro destaque é o pacote de luzes interiores com minúsculos LEDs, usados para fornecer iluminação interior e de leitura com baixo consumo de energia. O sistema de som Bose, opcional, oferece 14 alto-falantes de neodímio, e iluminação indireta dos alto-falantes dianteiros.
Em termos de segurança, o modelo vem equipado com air bags frontais, laterais e para cabeça; cinto dianteiros com pré-tensionadores; e trava elétrica para crianças, em conjunto com o banco do passageiro Isofix.
Tecnologia de ponta nos equipamentos
O novo Audi Q3 é o modelo mais equipado do segmento SUV compacto premium. Entre os equipamentos disponíveis estão computador de bordo com programa de eficiência, teto solar panorâmico em vidro, tecla de conveniência para entrar no veículo e ligar o motor com o toque de um botão, e ar-condicionado automático de última geração.
O AudiQ3 tem um porta-malas que oferece muito espaço para equipamentos de lazer e esportes, com capacidade de 460 litros que pode chegar a 1.365 litros com os bancos traseiros rebatidos. O track no teto é de série.
Mais conexão e entretenimento
A gama de tecnologias de informação e entretenimento do novo Audi Q3 é completa, a começar pelo pacote de conectividade que inclui a interface Audi Music Interface (AMI), que integra tocadores de mídia portáteis e mídias USB ao sistema de entretenimento do veículo (Infotainment ou MMI). Através dos controles do MMI ou no volante multifuncional é possível selecionar artistas, álbuns, músicas ou gêneros.
Além de integrar os diversos dispositivos móveis, o sistema possibilita a reprodução de uma interface de GPS. O ponto alto da tecnologia de informação é o MMI Plus: sistema de navegação com tela colorida de sete polegadas, que exibe imagens 3D de alta resolução e que pode ser operado através de comando de voz.
Sistemas de assistência ao motorista
O novo Audi Q3 oferece excelente segurança e conforto graças à disponibilidade de sistemas que auxiliam o motorista, como o Audi Side Assist (que utiliza radar para ajudar o motoristas a mudar de pista, com velocidade superior a 30 km/hora) e o de assistência ao estacionamento, que esterça a direção quando o veículo está manobrando. Os doze sensores ultra-sônicos detectam obstáculos, tais como pilares de concreto, memorizam e alertam o motorista sobre os riscos de colisão.
No comments:
Post a Comment