FONTE: AUTODATA
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Enquanto o mercado europeu amargou retração nas vendas de veículos em 2011 e os Estados Unidos ensaiaram recuperação, os números dos países do Bric seguiram aquecidos. De acordo com levantamento exclusivo da Agência AutoData juntos Brasil, Rússia, Índia e China responderam por vendas de aproximadamente 23,5 milhões de unidades em 2011.
Todos os países emergentes integrantes do Bric têm expectativas positivas para 2012 no que se refere aos seus mercados internos de veículos.
Sozinha a China, maior mercado mundial, somou 14,5 milhões de unidades em 2011, considerando-se apenas automóveis, o que representa 5,2% de alta ante 2010. De acordo com informações de agências internacionais o crescimento foi modesto por conta da suspensão dos benefícios e incentivos para a compra de veículos oferecidos pelo governo chinês até a metade do ano passado. Analistas do setor projetam para este ano crescimento acima do registrado no ano passado, impulsionado pela alta demanda em cidades do Interior.
Na Rússia, a estimativa para 2012 é de que as vendas cresçam 12% na comparação com o ano passado. O índice é modesto quando vistos os 39% de alta apontados no ano passado ante 2010 naquele mercado, que somou 2,6 milhões de unidades. A quebra no ritmo de alta está atrelado à crise financeira européia, segundo registros de analistas a agências internacionais.
O Brasil registrou no ano passado o menor índice de crescimento dentre os Brics, 3,4% ante 2010, totalizando 3,6 milhões de unidades comercializadas, incluindo caminhões e ônibus – o segundo maior volume dentre os quatro países, atrás apenas da China. Em 2012 o mercado brasileiro, segundo projeção da Anfavea, crescerá de 4% a 5%.
Na Índia, de acordo com números da SIAM, associação que reúne as fabricantes locais, de janeiro de 2011 a novembro de 2011 foram vendidos ali cerca de 2,56 milhões de veículos leves, 6% acima do volume de igual período do ano anterior. A entidade tem projeções otimistas para o próximo ano fiscal, que apontam crescimento de até 13%.
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