Uma das principais invenções dos primórdios da indústria possibilitou uma série de comodidades aos motoristas
por Túlio Moreira
MotorDream
Você consegue imaginar se tivesse que girar uma manivela até que o motor
de seu carro fosse acionado? Pois era assim até 1912, quando a Cadillac
apresentou, no calhambeque conhecido como Touring Edition, uma das mais
importantes invenções dos primórdios da indústria automobilística: a
partida elétrica. Com o motor de arranque, tornou-se possível funcionar o
motor apenas com o girar de uma chave, graças à transformação de
energia elétrica em mecânica. A tecnologia produzia o torque inicial
necessário para quebrar a inércia do motor a combustão. Nada de
manivelas. Uma verdadeira revolução.
O engenheiro Henry M. Leland, fundador da marca premium que pertencia à
GM desde 1909, trabalhou em colaboração com o inventor Charles F.
Kettering, criador do motor de partida elétrica, para incorporar a peça
aos veículos. Atualmente, os motores de arranque mais comuns são os de
12 e 24 volts. A função desse componente acaba assim que o motor a
combustão consegue funcionar sozinho. Mas sem ele ainda seria necessário
fazer ginástica toda vez que fosse preciso ligar o carro.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
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