11 – Paul di Resta (ESC)
12 – Nico Hulkenberg (ALE)
Uma das equipes que mais cresceu nos últimos anos, a Force India, que já esteve entre os piores da Fórmula 1, tem objetivos ousados para a temporada 2012. Sexta colocada em 2011, a equipe indiana deposita suas esperanças no VJM05 equipado com motor Mercedes que conta com o já célebre bico com degrau, tendência entre os carros da categoria.
Para chegar ao quinto lugar entre os construtores, meta para este campeonato, o time baseado em Silverstone, na Inglaterra, apostou em um desenho de linhas retas na parte frontal, com laterais volumosas e uma traseira compacta, em uma evolução do bom modelo do ano passado.
O carro é o segundo a ser construído sob a supervisão do diretor-técnico Andrew Green. Segundo ele, o objetivo da equipe técnica foi refinar os conceitos aerodinâmicos. Uma ideia que segue sendo utilizada pela Force India é o posicionamento de duas câmeras onboards nas laterais do bico para tentar direcionar o fluxo de ar com eficiência. A entrada dupla acima da cabeça dos pilotos, ideia importada da Mercedes de 2010, foi abandonada neste ano em prol de uma solução mais simples, com uma tampa do motor mais convencional.
A asa dianteira do VJM05 segue a tendência adotada na categoria, com três elementos e laterais divergentes, para desviar o fluxo de ar das rodas. Como o degrau no bico entrega, a equipe indiana optou por manter o chassi mais alto, lançado pela RBR de Adrian Newey há alguns anos, e que ajuda no aumento da pressão aerodinâmica na área do assoalho. O risco dessa abordagem, entretanto, é elevar demais o centro de gravidade. Isto poderia atrapalhar bastante a evolução do monoposto. Os escapamentos estão direcionados para a parte interior da asa, em uma solução menos ousada do que as rivais. A intenção é jogar o ar quente pelas laterais do câmbio.
Além do carro, a equipe indiana conta com uma boa dupla de pilotos. O escocês Paul di Resta impressionou em sua primeira temporada. Mesmo contra um companheiro mais experiente (Adrian Sutil), ele fez boas corridas, principalmente no meio do campeonato. Antigo reserva da Force India, o alemão Nico Hulkenberg tem bom potencial, algo já visto com a pole de Williams no GP do Brasil de 2010. Após um ano afastado, ele volta com força total à vaga de titular. A equipe técnica chefiada por Andrew Green também é uma das melhores da Fórmula 1. Em 2012, o time de Vijay Mallya tem boas chances de confirmar a fama de emergente dos últimos anos.
Fonte: voandobaixo
Disponível no(a): http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/
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