Novo hatch é clara evolução sobre antecessor e almeja crescer no mercado do Brasil
por Ezequiel Herrais
da Revista Mega Autos/Argentina
A Peugeot lançou em Mendoza, na
Argentina, o 308, seu novo dois volumes fabricado por lá. Ele chega para
substituir o 307, que era líder de vendas no segmento na Argentina por
seis anos consecutivos, mas no Brasil não atingiu os mesmos resultados. O
308 evoluiu em muitos aspectos e apresenta melhorias substanciais em
relação ao seu antecessor, como no design, conforto e segurança. E
mantém o bom comportamento dinâmico, que era uma característica marcante
do 307.
A Cordilheira dos Andes e os vinhedos
de Mendoza serviram como pano de fundo para a avaliação do novo modelo.
O primeiro foi um 308 com o motor a gasolina de 2.0 litros e 143 cv –
no Brasil, a unidade bicombustível rende até 151 cv com etanol –,
acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades, com o nível Feline de
acabamento, o mais completo da gama. Essa versão custa 137.400 pesos
argentinos, ou R$ 54.500. Ainda há outras versões com o novo motor 1.6 a
gasolina, de 122 cv e com o 1.6 HDi a diesel.
O desempenho é muito semelhante ao
307 e o carro transmite segurança nas curvas e em velocidades mais
altas. A principal melhoria foi a absorção de imperfeições, ainda que os
pneus sejam baixos, de medida 225/47 montados em aros de 17 polegadas. A
direção também foi aprimorada para ficar mais precisa na estrada e
macia em manobras.
O 2.0 a gasolina, já conhecido do 307
e do atual 408, dá ao novo carro um bom desempenho. De zero a 100 km/h
são necessários 9,6 segundos, e a velocidade máxima chega aos 206 km/h. O
único senão vai para o câmbio, de apenas cinco marchas, o que limita o
potencial do carro em velocidades de cruzeiro mais elevadas.
O desenho é uma clara evolução, com
linhas mais modernas e de acordo com o estilo dos Peugeot mais recentes.
Na frente, os faróis continuam lembrando olhos de felinos típicos da
marca, e atrás, as lanternas em formato de boomerang dão um ar
tecnológico ao carro, em conjunto com a tampa do porta-malas bem
abaulada. Visto de frente, o teto solar panorâmico se integra ao
parabrisas e forma um conjunto moderno. A lateral tem linhas limpas,
adornadas pelas belas rodas de 17 polegadas.
Por dentro, materiais agradáveis ao
toque, assim como encaixes precisos entre as peças do painel. A tela
retrátil de sete polegadas dá informações sobre o sistema de som e o
navegador por GPS. Um dos pontos positivos é o ótimo isolamento
acústico, que deixa de fora boa parte das vibrações do motor e os ruídos
da rua.
A segurança não foi deixada de lado.
São seis airbags de série em todas as versões, assim como o controle de
estabilidade ESP. Assim como o 307, há freios a disco nas quatro rodas e
ABS. Com o 308, a Peugeot busca manter a liderança no mercado argentino
e tentar alcançar vôos maiores no Brasil.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/
Comente está postagem.
No comments:
Post a Comment