Tuesday, February 14, 2012

top Dez carros honoravelmente nipônicos - a lista americana






Os carros japoneses se tornaram a referência para muitos ao redor do
planeta, mas por trás da competência confiável de seus carros há uma
personalidade específica e sutil nos veículos criados na terra do sol
nascente.





Subaru XT





Por que é o orgulho da família? Do pessoal que
revolucionou a ficção científica, quadrinhos e tecnologia robótica vem
esse cupê levemente desengonçado mas divertido. Carregado de tecnologia e
com um dos interiores mais despojados que se tem notícia, os XTs podem
ter ajudado a reforçar um estereótipo, mas este mesmo estereótipo ajudou
a torná-lo muito mais interessante.



Honda Accord 1976





Por que é o orgulho da família? É a partir daqui que
os japoneses realmente mostraram a que vieram no mercado global. O
primeiro Accord tinha tudo o que os similares yankees deveriam ter, além
de ser muito melhor do que qualquer coisa que a mentalidade das três
grandes poderia ter criado. Fácil de usar no cotidiano, absurdamente
racional e bem pensado: foi essa a imagem que os carros japoneses
tomaram na cabeça das pessoas com o passar dos anos.



Mitsubishi Lancer Evolution





Por que é o orgulho da família? Usar as pistas como
campo de prova sempre foi atraente para as empresas nipônicas. Os ralis
foram especialmente populares entre os fabricantes. Junto com a
arquirrival Subaru, a Mitsubishi era uma das referências tanto em termos
de produto quanto de imagem. E nesse caso, a imagem fiel dos ralis pôde
ser adquirida como produto nas lojas.



Honda CRX





Por que é o orgulho da família? Antes do Miata, o
CRX usou a fórmula dos esportivos britânicos (ainda que com uma
configuração bem diferente) para uma releitura moderna: mecânica comum
em uma carroceria minimalista pensada para diversão. Um bom argumento
contra a crítica que os produtos japoneses não têm alma.



Nissan Pao





Por que é o orgulho da família? Uma ilha apinhada de
gente com uma mentalidade conformista facilita a expressão do lado
iconoclasta e individualista de muitos. Para quem quer se expressar sem
partir para o lado bosozoku,
o projeto Pike da Nissan foi a salvação entre as décadas de 80 e 90. O
Pao é um bom exemplo da época, misturando influências retrô com
componentes modernos para chamar a atenção.



Honda NSX





Por que é o orgulho da família? O esportivo com alma
zen. A suspensão é composta por peças de alumínio com uma construção
impecável, o motor honra um acordo com as concorrentes para limitar a
potência e todo o carro tem um acabamento que beira o sobrenatural.
Merecia dar origem a uma dinastia; mas mantém a sensação de emoção e
dignidade muitos anos depois de ter a produção encerrada.



Toyota 2000GT





Por que é o orgulho da família? O supercarro japonês original,
e o modelo que fez com que todos entendessem que a Toyota e suas
conterrâneas não se dariam por satisfeitas com suas caixinhas metálicas
sobre rodas. Apesar de não ter sido um sucesso de público, sua
influência é inegável. O 240Z, para ficar em um exemplo, não teria
existido sem ele.



Toyota Prius





Por que é o orgulho da família? Pegue as restrições e
contratempos da vida urbana moderna no Japão, uma dose de sensibilidade
ecológica e um amor inseparável pela tecnologia e você consegue
entender da onde veio o Prius. É uma direção nova e desconfortável para
alguns, mas se encaixa muito bem neste cenário.



Nissan Skyline GT-R





Por que é o orgulho da família? Por gerações o GT-R
foi a referência em tecnologia automotiva de ponta no Japão. O modelo
atual pode ter tomado formas que quebram com a tradição, mas qualquer um
deles continua sendo um representante perfeito da interpretação
japonesa do carro GT: design sem exageros, potência e velocidade
extraordinários e controle superior.



Suzuki Wagon R





Por que é o orgulho da família? Sério, o verdadeiro carro japonês é aquele que mais se sente em casa no Japão: o keijidosha,
simplesmente Kei. Estas pérolas da engenharia não passam de soluções
individualistas para um verdadeiro quebra-cabeça de design e leis.
Alguns são valentes modelos turbinados, outros incrivelmente bizarros,
mas o Wagon R é o mais vendido de todos e merece ser escolhido como o
seu representante: quadrado, alto, estupidamente prático, um triunfo das
ideias e soluções sobre as circunstâncias.



Fonte: jalopnik

Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

 Comente está postagem.

No comments:

Post a Comment