Monday, November 28, 2011

Eaton anuncia lançamento do primeiro ônibus híbrido da América do Sul

Os ônibus híbridos produzidos pela TATSA - Tecnologia Avançada em Transporte S.A. – com sistemas da Eaton, líder mundial no desenvolvimento de sistemas e equipamentos para gerenciamento de energia, já está em circulação na Argentina. O modelo, resultado da cooperação entre a Eaton e a TATSA, é o primeiro ônibus híbrido-elétrico a ser fabricado em série na América do Sul.
O ônibus modelo D12H é equipado com o sistema híbrido-elétrico desenvolvido com tecnologia Eaton, que gerencia a utilização da tração do motor a diesel e do motor elétrico, reaproveitando a energia gerada durante as frenagens, muito frequentes em veículos usados para o transporte urbano. Este sistema já demonstrou, em aplicações em outros mercados, uma redução em torno de 30% do consumo de combustível, gerando até 40% menos emissões de poluentes.
O sistema híbrido gerencia a potência do motor a diesel e do motor elétrico, reaproveitando a energia gerada durante as frenagens. Quando a energia acumulada se esgota, o veículo é impulsionado apenas pelo motor diesel, sem que os passageiros percebam esta alteração. Este sistema é composto pelo motor a diesel (gás ou álcool) e motor elétrico de 44 kW, ligado a uma transmissão automatizada de seis marchas. Um pacote com 4 baterias de Ion-Lithiun se encarrega do armazenamento de energia e um software gerencia todo o processo.
A TATSA é uma das maiores empresas de transporte urbano da Argentina e uma das primeiras a oferecer esta tecnologia para ônibus urbanos na América do Sul. O Sistema Híbrido-Elétrico Eaton tem sua eficiência comprovada pelos mais de 3 mil veículos em circulação no mundo, com mais de 160 milhões de quilômetros acumulados em operação em aplicações na Ásia, Europa e América do Norte.
De acordo com Ricardo Dantas, diretor de Vendas e Marketing do Grupo Veículos da Eaton na América do Sul, a Eaton está muito orgulhosa por ter sido escolhida pela TATSA para utilizar esta tecnologia inovadora e sustentável. “O sistema Híbrido-Elétrico Eaton não apenas reduz o custo operacional para os frotistas como beneficia também toda a sociedade por meio de menos emissões de poluentes, ar mais limpo e menor ruído”, afirma Dantas. (foto: Tatsa/Divulgação)

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