GTS, ou "Gran Turismo Sport". A sigla utilizada pela Porsche para designar as versões mais esportivas e apimentadas de seus carros mais esportivo da Porsche está de volta, agora associada ao Panamera. O GT de quatro portas da marca ganhou uma versão genuinamente esportiva, associando o conforto do Panamera ao prazer de dirigir proporcionado por um carro de competição.
Mais potência, freios atualizados, carroceria rebaixada em dez milímetros, chassi com aperfeiçoamento especialmente esportivo graças à suspensão pneumática e gerenciamento de suspensão ativa Porsche (Porsche Active Suspension Management, PASM) são as principais modificações técnicas que fazem o Panamera GTS ser prazeroso numa pista de corrida sem sacrificar a praticidade no uso diário. O Panamera GTS também transmite isso aos seus ocupantes e a todos ao seu redor através do som esportivo do motor. O visual externo da nova versão se distingue em detalhes, o mais visível deles a inscrição "Panamera GTS" na tampa traseira, além de itens de acabamento em preto. O interior foi feito sob medida para ter personalidade esportiva: bancos esportivos, volante SportDesign com borboletas para troca de marchas, interior em couro exclusivo GTS e superfícies em Alcantara.
O motor do novo Panamera GTS é um V8 de 4,8 litros, de aspiração natural, modificado para proporcionar 430 cv de potência a 6.700 rpm, o que representa um aumento de 30 cv em relação ao motor das versões S e 4S. O torque máximo também teve um aumento, indo de 500 Nm para 520 Nm. O modo pelo qual o câmbio PDK (Porsche Doppelkupplungsgetriebe, dupla embreagem Porsche) transmite a potência do motor às quatro rodas (com PTM Porsche Traction Management, gerenciamento de tração Porsche) pacote Sport Chrono, sem interrupção no fluxo da potência, é especialmente dinâmico. Esta combinação permite ao Panamera GTS ir de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos e atingir velocidade máxima de 288 km/h. O consumo de combustível, de acordo com o Novo Ciclo de Direção Europeu, é de 9,1 km/l e diminui para 9,3 km/l com os pneus de baixa fricção (opcionais).
O chassi do Panamera GTS faz com que ele possa ser usado em pistas: a suspensão pneumática adaptável e o PASM, de série, conectam o chassi e a carroceria, constantemente adaptando-se aos desafios de direção ao regular o nivelamento e ajustar a altura, o coeficiente de deformação das molas e o sistema de amortecimento. Os amortecedores são mais firmes, o que ajuda na agilidade e reforça ainda mais a personalidade esportiva do novo Panamera GTS. Espaçadores de cinco milímetros de largura situados entre a roda e os suportes para rodas aumentam a bitola, tornando o Panamera GTS ainda mais estável. A aderência necessária é fornecida pelos pneus de 19 polegadas 255/45 no eixo dianteiro e 285/40 no eixo traseiro. Para aumentar a eficiência nas frenagens, o sistema de freios é o mesmo do Panamera Turbo.
Para realçar ainda mais a esportividade do Panamera GTS, a fábrica preparou um vídeo com quatro de seus pilotos oficiais em provas de GT e endurance (Romain Dumas, Richard Lietz, Marco Holzer e Patrick Pillet) ocupando todos os assentos do carro em um autódromo. A chegada da nova versão ao Brasil está prevista para o primeiro semestre de 2012.
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