A Toyota participa da 42ª edição do Tokyo Motor Show, um dos mais importantes eventos da indústria automotiva no mundo, que começa na próxima quarta-feira, 30 de novembro. Em seu estande, a Toyota apresentará ao público uma série de novidades, incluindo veículos híbridos e conceitos.
Um dos maiores destaques é o esperado lançamento do “86”, esportivo compacto com tração traseira. Desenvolvido em conjunto com a Subaru, o 86 é um veículo de tração traseira único. Com sua dirigibilidade intuitiva, o novo carro personifica a essência do prazer em dirigir.
O 86 (foto) conta com o primeiro motor D-4S horizontalmente oposto do mundo, criado a partir da combinação entre a tecnologia de propulsores da Subaru com a tecnologia de ponta da injeção direta D-4S da Toyota. Sua exclusiva plataforma, leve e compacta, de tração traseira foi projetada para proporcionar dirigibilidade superior e criar o menor esportivo de quatro lugares produzido em larga escala do mundo.
Fun-Vii
O Fun-Vii (foto) será um dos maiores atrativos do estande da Toyota no Tokyo Motor Show. O conceito é um precursor de um futuro não muito distante, onde pessoas, carros e a sociedade estarão conectados.
A personalização é o ponto alto do veículo. Tanto o interior como o exterior dos veículos podem ser modificados com a mesma facilidade com que se realiza um download na internet. Todo o exterior do veículo pode ser utilizado como um grande painel, com cores e conteúdo sendo alterados da forma que o condutor bem entender. Isso permite que o carro funcione como um terminal para veicular mensagens e outras informações.
Todo o interior do Fun-Vii também pode operar como um painel, sendo totalmente ajustável para se adaptar de acordo com o desejo do motorista. Conteúdos como informações de navegação mesclam-se naturalmente ao interior por meio do uso de realidade aumentada.
Prius Plug-in
O Prius Plug-in é um carro que combina elementos tanto de veículos puramente elétricos como híbridos elétricos/gasolina. O destaque é a nova bateria de lithium-ion de alta capacidade, que pode ser carregada em uma tomada doméstica comum. Capaz de operar tanto como um veículo elétrico em viagens curtas como um híbrido elétrico/gasolina em viagens mais longas, o Prius Plug-in pode ser usado independentemente da carga restante na bateria e da disponibilidade de infraestrutura para carregamento.
O Prius Plug-in é mais uma proposta da Toyota para enfrentar questões como redução do consumo de combustíveis fósseis, de emissões de dióxido de carbono e de poluição atmosférica. A Toyota planeja lançar em 2012 uma versão para produção em grande escala, com a economia de combustível excedendo os 57 km/l e uma autonomia para rodar no modo totalmente elétrico de 23,4 km.
FCV-R
O FCV-R é um sedã conceito que traz a próxima geração do conceito de células de combustível movidas a hidrogênio, uma promissora fonte de energia livre de emissões de dióxido de carbono que pode ser produzida a partir de uma grande variedade de recursos e que pode ser facilmente armazenada e transportada. A Toyota planeja lançar o FCV-R comercialmente em 2015.
Com a célula de combustível localizada abaixo do chassi especialmente desenhado para esse fim, o veículo pode acomodar até quatro passageiros e oferece ótimo espaço para bagagens. A célula de combustível, um tanque de hidrogênio de alta pressão de 70 MPa, foi aprimorada para oferecer uma autonomia de aproximadamente 700 km.
FT-EV III
Os veículos elétricos, com emissão zero de dióxido de carbono, são apontados como o futuro dos eco-carros e devem, um dia, substituir os automóveis movidos a gasolina. O FT-EV III (foto) é um conceito elétrico com uma carroceria ultra compacta e leve, ideal para percorrer pequenas distâncias.
A Toyota está desenvolvendo veículos elétricos com o objetivo de lançar um carro para viagens curtas em 2012. Equipado com bateria de lithium-ion, a autonomia do FT-EV III é de 105 km.
Aqua
O Aqua (foto) é um veículo híbrido compacto de custo acessível, que combina elementos de carros compactos e híbridos para criar um automóvel que representa o futuro dos compactos, com uma eficiência energética que permite atingir a marca de 35,4 km/l. Com menos de quatro metros de comprimento, o Aqua oferece ótima dirigibilidade, enquanto seu peso reduzido aperfeiçoa sua performance aerodinâmica, proporcionando conforto nas manobras e proporções bem definidas e com muito estilo.
Após seu lançamento no Japão, programado para o fim de dezembro de 2011, o Aqua será gradualmente disponibilizado em outros países.
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