A 9ª geração do Honda Civic chega ao mercado nacional como símbolo de inovação e tecnologia automotiva. O novo projeto deixou o sedan médio com uma condução ainda mais prazerosa, soube combinar perfeitamente a emoção com a razão e explorou bastante a interação inteligente. É, sem dúvida, o Civic mais espetacular e tecnológico já produzido.
Assim como ocorreu em 2006, quando revolucionou a categoria dos sedans médios, o modelo sai à frente dos concorrentes com inúmeros diferenciais. Comercializado em três versões (LXS, LXL e EXS), ele tem uma inédita central inteligente (i-MID), que exibe em uma tela de LCD colorida de 5 polegadas diversas informações e opera como interface para customização do veículo, sendo que seus comandos estão localizados ergonomicamente no volante.
Possui um botão (ECON) que faz sua condução tornar-se mais econômica e vem equipado com um sistema de navegação via satélite que pode ser acessado em uma tela touch screen de 6,5 polegadas do sistema multimídia (EXS). Mas o pioneirismo em sua categoria também pode ser conferido pelo sistema MA-EPS (Motion Adaptative Electronic Power Steering), aplicado na versão EXS e que atua em conjunto com o VSA (Sistema de Assistência à Estabilidade), colaborando ainda mais para a estabilidade do veículo.
Some a isso sua avançada conexão Bluetooth, disponível na versão EXS e que permite ao motorista atender e realizar chamadas sem a necessidade de manusear o celular ou mesmo sem tirar as mãos do volante. E o espetáculo não para por aí. A nova geração traz design distinto e único, um sofisticado teto solar (EXS) e side airbags (EXS), porta malas e tanque de combustível maiores, câmera de ré, ar-condicionado digital em todas as versões, entre outros detalhes.
Esse é o mais novo capítulo de uma linha que tem uma participação importante na história da Honda Automóveis do Brasil. O modelo foi o primeiro carro importado pela marca para o país, em 1992 (à época, estava em sua quinta geração), e, cinco anos mais tarde, estreou a fábrica localizada em Sumaré (SP).
A apresentação do Honda Civic 2012 retrata um modelo que vem se desenvolvendo desde sua primeira geração em 1972. A Honda sempre buscou soluções para atingir os anseios do consumidor. Com suas inovações tecnológicas, conceitos de vanguarda e constantes melhorias de qualidade, ele se tornou um dos modelos mais vendidos e premiados do concorrido mercado automotivo brasileiro.
O Civic ficou mais distinto e único
Mudanças estéticas deixaram o Honda Civic ainda mais distinto. Cada detalhe foi minimamente pensado no novo projeto. O capô ficou maior e ganhou vincos marcantes, transmitindo a imagem de um veículo mais robusto. A grade cromada projetada para frente, mais espessa e com vincos acentuados, demonstram beleza e robustez. O perfil aerodinâmico com o teto na forma de arco, que harmoniza com o para-brisa inclinado e com a traseira alta, atribui ao Civic um aspecto esportivo e moderno, além de contribuir para o melhor desempenho e menor consumo de combustível.
O para-choque dianteiro possui um design arrojado, onde a parte inferior é projetada à frente e as grandes tomadas de ar possuem grades do tipo colmeia, atribuindo jovialidade e esportividade ao Civic 2012. Arrojado também ficou o para-choque traseiro envolvente com seu formato robusto grandes dimensões. Os faróis do Civic são finos, sobressalentes e multirrefletores. Destaque está no farol baixo com projetores do tipo canhão, que aprimora o foco, proporcionando mais segurança pelo melhor direcionamento da luz em condução noturna.
Falando em faróis, as versões LXL e EXS têm a função de acendimento automático, que, quando o seletor estiver na posição AUTO, os aciona assim que o sensor crepuscular, localizado na parte superior do painel, detecta ausência de luminosidade suficiente para uma condução segura.
Já os faróis de neblina com molduras cromadas (EXS), além de atribuírem esportividade à frente do Civic, são importantes recursos de segurança em viagens noturnas e em situações climáticas adversas, principalmente na presença de nevoeiro. As lanternas traseiras têm design inovador, sobressalente, com um exclusivo extensor montado na tampa do porta-malas, atribuindo beleza e esportividade.
Os vidros das portas dianteiras do Honda Civic 2012 ganharam novo desenho e ficaram maiores, reduzindo os pontos cegos, melhorando a visão do motorista, e, assim, proporcionando mais segurança principalmente em situação de curva. Já as portas traseiras maiores facilitam a entrada e a saída dos ocupantes, proporcionando mais conforto.
As rodas de 16 polegadas têm desenhos distintos. Nas versões LXS e LXL, o conjunto é pintado na cor prata. Na versão EXS, o desenho e a superfície possuem acabamento diferenciado (diamantado). Isso dá mais beleza e esportividade. A sofisticação também pode ser atribuída às maçanetas cromadas da versão EXS.
O teto solar é encontrado na versão EXS. Símbolo de status, pois normalmente equipa veículos top de linha, atribui esportividade e a sensação de liberdade aos ocupantes do Civic. Internamente, o acionamento elétrico é feito por um botão junto à iluminação dianteira. A abertura e o fechamento do teto-solar podem ser feitos à distância por meio do controle remoto na chave. Assim como as janelas, o teto-solar possui a função de anti-esmagamento.
Além disso, o modelo está ligeiramente maior. Seu comprimento passou de 4.489mm para 4.525mm. Outra novidade é o tanque de combustível, que teve a capacidade consideravelmente aumentada em comparação à 8ª geração. De 50 para 57 litros, dando mais autonomia e reduzindo o número de paradas para abastecer.
Espaçoso, confortável e conveniente
O título acima define em poucas palavras o que se pode esperar dessa nova geração do Honda Civic. Veja a disposição inteligente e ergonômica do painel. Seu novo projeto foi baseado no total controle pelo motorista. Todos os comandos são de fácil acesso ao menor esforço do motorista e a maior parte deles está no próprio volante de direção.
O mostrador digital na parte superior do painel de instrumentos traz o velocímetro, o medidor de nível de combustível e o do consumo instantâneo. No mesmo plano, à direita, como parte do conjunto, encontram-se o i-MID (intelligent multi information display) e o alerta do airbag do passageiro (alerta para a presença de criança ou pessoa sentada incorretamente). Pouco abaixo, em um plano mais próximo ao motorista, fica o painel com o tacômetro (conta-giros) analógico, o indicador da marchas (AT), entre outros alertas de funcionamento. Também foram incorporados neste painel os botões de ajuste do relógio e da intensidade de luz (do painel) para facilitar o manuseio.
Na área central, encontram-se o painel digital para o controle do ar-condicionado digital e a central multimídia para fácil visualização dos ocupantes dos bancos dianteiros. A central multimídia é integrada ao painel, e os grafismos dos comandos são iluminados por LEDs. Nas versões LXS e LXL, o i-MID é a interface desse sistema. Na versão EXS, o módulo de controle conta com a própria tela touch screen (sensível ao toque dos dedos), atribuindo ainda mais modernidade e sofisticação ao conjunto.
A ergonomia está presente em cada centímetro do novo projeto do Honda Civic. O posicionamento dos pedais, os ajustes, altura e profundidade do volante, a posição da manopla do câmbio e dos principais comandos estão à mão do motorista, sem grandes esforços ou deslocamentos. Tudo isso torna a vida dentro do Civic muito mais prazerosa.
E o porta-malas. Ele ficou maior, agora tem 449 litros. Ou seja, 109 litros a mais que a geração anterior, sem comprometer o espaço dos ocupantes. O acesso ao compartimento é facilitado pela abertura pelo botão na chave em todas as versões ou pela alavanca no interior do veículo.
Há ainda a possibilidade do rebatimento total ou parcial do encosto do banco traseiro bipartido, por meio de puxadores internos no porta-malas, para aumentar a capacidade de transportar objetos maiores. Para proporcionar ainda mais espaço, o estepe do Civic diminui. Ele utiliza o conceito de “pneu temporário” com dimensão bem menor: T135/80/D15, que facilita a troca, tornando-o mais leve.
O Civic apresenta possibilidades de ajustes do banco em diversas posições, além das facilidades de acesso a alavancas. O banco de couro de alto padrão na cor cinza foi integrado à versão LXL, além do top de linha. Os bancos da versão LXS são revestidos em veludo. Os passageiros do banco traseiro contam com um generoso espaço interno e com o conforto do assoalho plano.
A partir desta geração, todos os vidros elétricos passam a contar com a função “one-touch”, sistema em que é necessário dar apenas um toque para que a janela desça ou suba até o fim do curso, sem deixar a segurança de lado, pois o conjunto conta com o sistema de anti-esmagamento. O travamento interno da porta também foi modificado para esta nova geração com a proposta de facilitar a abertura em ‘situações de pânico’. O novo sistema permite a abertura direta das portas dianteiras com um único movimento, mesmo que a porta esteja travada.
Seu sistema de áudio é avançado. A potência sonora (160W) é alcançada por meio de quatro alto falantes e, na versão EXS, de mais 2 twiters nas colunas dianteiras, que elevam ainda mais a qualidade sonora. Os demais componentes e funções são de série em todas as versões. O CD player lê músicas gravadas nos formatos CDA, MP3 e WMA. Fazem parte do sistema as entradas auxiliares P2 e USB com cabo para conexão de aparelhos pessoais localizadas no interior do porta-objetos do console central.
Dois detalhes do sistema de áudio são diferenciais da nova geração. A visualização de todas as informações é feita pelo display digital unificado i-MID, e pode ser controlado por botões no lado esquerdo do volante, que permitem ajustar o volume, mudar estações de rádio e selecionar a fonte de som.
Motor i-VTEC. O que já era bom ficou ainda melhor
Essa é a definição para o propulsor da nova geração do Honda Civic. A versão 2012 continua equipada com o i-VTEC 1.8l SOHC Flex, que produz 140 cv a 6.500 rpm, na utilização de álcool, e 139 cv também a 6.500 rpm, quando for apenas gasolina. Seu torque é 17,5 kgf.m a 4.500 rpm (gasolina) ou 17,7 kgf.m a 4.500 rpm (álcool). Todos os motores são equipados com a injeção multiponto PGM-FI (Programmed Fuel Injection), além do sistema de ignição eletrônico mapeado, que transmite ainda mais confiança ao condutor.
Para esta nova geração, algumas mudanças foram realizadas. A Honda aprimorou a tecnologia i-VTEC e incorporou melhorias nos componentes do motor do Civic. Os dados de potência e torque máximos se mantiveram os mesmos da geração anterior, mas o motor ganhou elasticidade - torque alto a partir de baixas rotações, mantendo-se alto até as rotações próximas ao limite máximo.
Entre outras alterações, houve mudanças nos dutos de admissão para melhorar a combustão, o que oferece maior desempenho, economia e menos emissões de poluentes. Já o novo motor de partida, mais leve, menor e mais potente (de 1,2 KW para 1,4 KW), tem maior durabilidade. Para a 9ª geração do Honda Civic, todas as versões podem contar com a transmissão automática de 5 velocidades, que proporciona muito conforto e, quando solicitada, tem apelo esportivo.
Aliás, a transmissão automática recebeu algumas importantes modificações, como o aumento da capacidade do conversor de torque e a redução de atrito do pacote de embreagem. Outro detalhe é que a 4ª e 5ª marchas têm como característica ser Overdrive, ou seja, a rotação para as rodas é superior à do motor (mais velocidade com menor esforço, que resulta em maior velocidade máxima e menor consumo de combustível).
A transmissão automática nas versões LXL e EXS contam com a tecnologia paddle-shift, semelhante às borboletas utilizadas em carros de Fórmula 1 e isso proporciona uma condução ainda mais esportiva e segura nas trocas sem tirar as mãos do volante.
O Civic 2012 possui Shift Hold Control (controle de nível de inclinação e curvas), função que proporciona melhor desempenho e conforto ao motorista. Por meio da leitura dos comandos do motorista e de sensores de inclinação, o sistema seleciona automaticamente a marcha mais adequada. Em declives pode acionar o freio motor e em aclives evita as trocas de marchas desnecessárias, que provocariam perda no desempenho. O sistema ainda identifica quando o veículo entra em uma curva em média ou alta velocidade evitando trocas de marcha proporcionando maior segurança por manter o motor em rotação constante.
Seja equipado com transmissão manual ou com transmissão automática, o Honda Civic 2012 dispõe para todas as versões do controlador de velocidade automático (Cruise Control), que permite o ajuste e manutenção da velocidade constante. O sistema é extremamente conveniente quando o cliente está em velocidade constante e quer manter a velocidade do veículo sem a necessidade de acionamento do pedal do acelerador.
Além do conforto, este sistema proporciona conveniência e segurança ao prevenir excesso de velocidade. O comando é feito por meio dos controles localizados no lado direito do volante de direção. O ajuste, porém, somente é possível quando o veículo estiver em velocidades superiores a 40 km/h.
O Honda Civic conta com a suspensão dianteira McPherson e traseira do tipo Multi-link. Na nova geração foi introduzida uma articulação ligando o amortecedor diretamente à barra estabilizadora, melhorando o comportamento dinâmico e assegurando maior rigidez quando há tendência de rolagem. O sub-chassi teve alterado a geometria, o que possibilitou obter um conjunto mais leve e resistente.
O sistema EPS (Electric Power Steering – Direção Elétrica) dispensa o circuito hidráulico para reduzir o esforço ao volante. Não havendo a necessidade do fluido sob pressão e da bomba hidráulica acoplada ao motor, a manutenção do sistema é reduzida, já que não há necessidade de verificação e/ou substituição do fluido periodicamente, além da economia de combustível, pois o motor do veículo trabalha sem a necessidade de acionamento da bomba.
Outra importante característica é a função progressiva, que varia a intensidade do esforço de acordo com a velocidade do veículo, proporcionando conforto em manobras e segurança em altas velocidades.
Um modelo muito seguro
O Honda Civic está ainda mais seguro. Veja a segurança passiva. Seu projeto de carroceria ACE (Advanced Compatibility Engineering – Engenharia de Compatibilidade Avançada) para absorção de energia em caso de impacto ficou ainda melhor. A utilização de chapas de alta tensão foi aumentada, tornando a estrutura mais robusta e também mais leve. Um exemplo da sua eficiência é o capô dotado da tecnologia de deformação que possibilita a melhor absorção de impacto e dos limpadores de para-brisa em borracha em caso de colisão com pedestres.
A versão EXS passa a ser produzida com airbags laterais (side), que protegem os ocupantes dos bancos dianteiros em caso de forte impacto lateral. Todas as versões também possuem airbags frontais dual (SRS), cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça com regulagem de altura para todos os ocupantes.
O Civic possui airbags com OPDS (Occupant Position Detection System – sistema de detecção de presença do ocupante), que emite um alerta no i-MID se uma criança estiver ocupando a posição do passageiro dianteiro ou caso o ocupante esteja sentado em posição que represente risco no eventual acionamento de airbag. Nesta condição o sistema também desativa o airbag lateral desse lado do veículo para evitar maiores danos.
No caso da segurança ativa, a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), que melhora a estabilidade do veículo, está disponível na versão EXS. O sistema aplica força de frenagem independente a cada uma das quatro rodas e, ao mesmo tempo, interage com os sistemas de aceleração, funcionamento do motor e controle de tração.
Aliás, na versão EXS, o Civic será produzido com o sistema MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering – Direção Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a tecnologia VSA, que pode ficar mais rígido caso o motorista tente movimentar o volante de forma que provoque instabilidade. Ou seja, o inédito recurso aplicado na categoria dos sedans médios colabora à estabilidade do veículo.
Em todas as versões, o Honda Civic traz freios a disco nas quatro rodas, ABS (Anti-lock Braking System), que evita o travamento das rodas, e EBD (Electronic Brake Distribution), sistema que distribui a força de frenagem de maneira uniforme, evitando desvios de trajetória em frenagens mais severas.
O modelo tem três anos de garantia e está disponível nas seguintes cores: além do novo cinza iridium metálico, será comercializada em branco tafetá, cinza paladium metálico, dourado poente metálico, prata global metálico e preto cristal perolizado.
Os preços do Honda Civic, na ocasião da apresentação ontem, em Indaiatuba-SP, não foram divulgados e segundo informações da própria marca, até aquele momento não haviam sido calculados. Segundo a Honda, não ficarão muito acima dos que eram praticados nos modelos da oitava geração. Quem viver, verá!!!
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