Porsche reúne luxo, esportividade e eficiência em versão híbrida do Panamera
por Hector Mañon
do AutoCosmos.com/México
exclusivo para Auto Press
A Porsche não poderia ficar de fora da onda de "eletrificação" dos sedãs
de alto desempenho. Por isso, lançou uma versão híbrida do Panamera S,
que promete performance semelhante à da versão com motor V8 e a
"economia" do seis cilindros.
O modelo usa um motor elétrico acoplado ao
câmbio de oito marchas e é atualmente um dos melhores sistemas híbridos
do mundo. Guarda semelhanças com o esquema utilizado pelo conceito 918
Spyder, além de ser o mesmo que equipa o utilitário Cayenne Hybrid. A
versão mais eficiente do Panamera foi a estratégia da marca para reduzir
as emissões de poluentes ao longo da linha. É o único cupê de quatro
portas a contar com essa opção.
Assim como o Cayenne S Hybrid, o Panamera foi beneficiado pela
proximidade da marca com o grupo Volkswagen. Por isso, pôde compartilhar
algumas peças e componentes com modelos da Audi. O motor V6 de 3.0
litros é o mesmo presente no A6, A7, S4 e S5.
O V6 a gasolina produz 333 cv de potência e 44,7 kgfm de torque máximo.
Já o propulsor elétrico entrega 47 cv e um torque de 30,5 kgfm. Ou seja,
em conjunto, oferecem nada menos que 380 cv de potência e 59,1 kgfm de
torque – disponíveis a apenas 1.000 rpm, em marcha lenta. Supera assim a
força entregue pelo Panamera equipado com motor V8, de 51 kgfm de
torque.
O motor elétrico é alimentado por baterias de hidreto metálico de
níquel, instaladas sob o porta-malas. O sistema é recarregado pelo motor
a gasolina e pela recuperação de energia da frenagem, processo que
transforma o motor elétrico em gerador, passando a ajudar na frenagem do
carro em uma descida íngreme, por exemplo.
Ao contrário do Cayenne híbrido, o Panamera S Hybrid envia a tração
unicamente para as rodas traseiras. Por dispensar a tração integral,
geralmente mais pesada e mais complexa em termos mecânicos, o cupê
híbrido tem melhor desempenho. Acelera de zero a 100 km/h em apenas 6
segundos – 0,5 s mais rápido que o Cayenne – e tem velocidade máxima de
270 km/h – 28 km/h a mais.
O interior do Panamera também segue o padrão de refinamento para
justificar o preço de US$ 95 mil – R$ 164 mil no mercado
norte-americano. Entre os itens presentes, estão sistema de clima
automatizado de quatro zonas e sistema de áudio Bose com 14
alto-falantes. O controle de navegação reúne dados sobre o funcionamento
do sistema híbrido, como consumo de combustível e nível de carga da
bateria, além de gráficos que informam quando o motor elétrico está em
funcionamento.
Primeiras impressões
Requinte verde
Puebla/México – A principal novidade do Panamera S
Hybrid é mesmo a tecnologia que combina motores com diferentes fontes de
energia. Na cidade, as transições de funcionamento entre o motor a
gasolina e o propulsor elétrico são praticamente imperceptíveis. Quando o
motorista arranca o carro devagar, o Panamera pode alcançar até os 70
km/h utilizando apenas o motor elétrico, o que se converte em menor
gasto com gasolina. Porém, basta apertar o acelerador com um pouco mais
de vontade para que o respeitável motor V6 se imponha.
É inegável que os níveis de potência e desempenho do motor não estão no
mesmo patamar do poderoso V8 de 400 cv que equipa o Panamera S
convencional. Mas ainda assim não decepciona e faz do cupê híbrido um
carro bastante agradável para se manejar na cidade. A suspensão e a
direção funcionam muito bem. Em velocidades constantes, de até 165 km/h,
o motor elétrico é capaz de manter o carro em movimento sem o uso do V6
a gasolina.
O Panamera S Hybrid é, afinal, um carro de grandes dimensões e um tanto
“escandaloso”. É impossível sair às ruas ao volante do cupê de quatro
portas e não chamar a atenção de forma generalizada. Ainda assim, é um
modelo que pode ser perfeitamente utilizado no dia a dia ou por quem
simplesmente quiser um pouco mais de esportividade. Além do mais, é um
híbrido. O que transmite a impressão de vanguarda em um mundo cada vez
mais preocupado com as questões ambientais.
Ficha Técnica
Porsche Panamera S Hybrid
Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 2.995 cm³,
seis cilindros em V, quatro válvulas por cilindro e sistema de abertura
variável de válvulas. Injeção eletrônica multiponto e acelerador
eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático com oito marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 380 cv a 5.500 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 5,7 segundos.
Velocidade máxima: 270 km/h.
Torque máximo: 59,1 kgfm a 4.700 rpm.
Diâmetro e curso: 84,5 mm X 89,0 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira independente em alumínio do tipo
double-wishbone e amortecedores a gás. Traseira do tipo multi-link com
subchassi e amortecedores a gás. Barras estabilizadoras na frente e
atrás. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 245/50 R18 na frente e 275/45 R18 atrás.
Freios: Discos ventilados nas quatro rodas. ABS, EBD, assistente de frenagem de emergência e controle de frenagem em curvas.
Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e
quatro lugares. Com 4,97 metros de comprimento, 2,11 m de largura, 1,42 m
de altura e 2,92 m de distância entre-eixos. Airbags frontais,
laterais, para os joelhos dos ocupantes dianteiros e do tipo cortina.
Peso: 1.980 kg.
Capacidade do porta-malas: 335 litros.
Tanque de combustível: 80 litros.
Produção: Stuttgart, Alemanha.
Lançamento mundial: 2011.
Itens de série: Ar-condicionado automático, direção
elétrica, trio elétrico, computador de bordo, volante multifuncional,
partida por botão, rádio/CD/MP3/USb/iPod/Bluetooth, bancos dianteiros
com ajuste de altura, airbags frontais, laterais e de cabeça, controle
de estabilidade e de tração, ABS com EBD, assistência de frenagem de
emergência e sensor de chuva com acionamento de farol baixo.
Preço nos Estados Unidos: US$ 133.500 (equivalentes a R$ 229 mil).
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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