Cupê de quatro portas, que passa a se chamar apenas Volkswagen CC, acelera no Sul da França
por Carlo Valenti/Infomotori/Itália
exclusivo para Auto Press
O primeiro Passat CC foi um grande sucesso para a Volkswagen.
Apenas na Europa foram vendidas mais de 300 mil unidades desde o
lançamento em 2009. O que consolidou o espaço do modelo no nicho dos
elegantes cupês de quatro portas inaugurado pelo Mercedes-Benz CLS.
Agora, a marca alemã mexeu no visual do carro, que perdeu a alcunha
Passat para se chamar apenas CC. A intenção é distanciar o cupê do
modelo original, e acentuar a aura de exclusividade e prestígio.
O design do novo CC finalmente deu ao carro os traços que ornamentam
todos os outros modelos da marca. As linhas mais retas tomaram conta de
faróis e lanternas – as traseiras agora usam luzes de leds. A frente
ganhou uma grade mais imponente, com barras cromadas, em um estilo que
lembra o Passat exclusivo do mercado norte-americano. As mudanças, no
entanto, foram contidas e não mudaram o perfil esbelto do carro. Segundo
a equipe de design, a filosofia usada foi "não mexer em time que está
ganhando". Portanto, apenas o necessário deveria ser redesenhado.
Sob o capô, os mesmos motores já oferecidos antes. São seis opções de
motor, três a diesel – um 2.0 TDI com variantes de 140 cv a 170 cv – e
três a gasolina, os 1.8 e 2.0 TSI, e o 3.6 V6, com potências de 160 cv,
210 cv e 300 cv, respectivamente. Por fora, apenas a quantidade de
saídas de escapamento identificam o propulsor que equipa cada carro.
Todos podem ser equipados com câmbio manual de seis marchas ou o
automatizado de dupla embreagem DSG – com sete marchas no motor a
gasolina de 160 cv e seis nos demais. Apenas o V6 com tração integral
usa somente o câmbio automatizado. Há ainda a versão BlueTDI, que usa o
2.0 a diesel com 140 cv, mas com aprimoramentos para reduzir ainda mais o
consumo e as emissões de poluentes.
O interior mantém o acabamento impecável, como tem se tornado comum nos
Volkswagen "top". O painel recebeu pequenas mudanças, como o
ar-condicionado, que ganhou novos comandos, além de um novo sistema de
som com tela sensível ao toque. O banco do motorista pode ter ajustes
elétricos em nada menos que 12 posições, além de aquecimento ou
ventilação interna. Atrás, a configuração de série é para dois
passageiros, com um porta-objetos no centro, mas um banco inteiriço está
disponível como opcional sem custo, e transforma o CC num cinco
lugares. As boas vendas de um carro que não é exatamente barato – na
Europa, começa nos 32.800 euros, ou cerca de R$ 73 mil, enquanto no
Brasil a versão Passat CC anterior ainda é oferecida por R$ 208.024 –
mostram que há demanda, em um segmento cujos concorrentes custam pelo
menos o dobro.
Impressões ao dirigir
Elegância a toda prova
Nice/França - O impacto estético é imediato ao se olhar
para o novo CC. O carro mantém o perfil cupê de quatro portas conhecido
da primeira geração, e ainda as mudanças só fizeram bem às linhas
elegantes e atraentes. Os novos faróis e lanternas deram um ar mais
moderno ao carro, que ganhou a cara dos lançamentos recentes da
Volkswagen. As dimensões se mantiveram inalteradas, mas a grade
dianteira mais retilínea e cromada deu ao carro uma frente ainda mais
majestosa que antes.
O espaço interno ficou consideravelmente mais apertado que o Passat
original. O banco traseiro mantém a opção por dois ou três lugares, e o
espaço para as cabeças dos ocupantes de trás varia de acordo com a
presença do teto solar panorâmico. Apesar de baixo, o teto não deixa o
interior claustrofóbico, mas aconchegante.
Os bancos são confortáveis e apoiam bem o corpo nas curvas, assim como o
isolamento acústico – que ganhou mais material fonoabsorvente na região
dianteira do habitáculo – de ótima qualidade. Apesar dos vidros
menores, a visibilidade também é satisfatória para todos os lados e não
há pontos cegos significativos. Claro que o Park Assist ajuda muito na
hora de estacionar. O sistema foi aprimorado para o novo CC e agora é
capaz de encaixar o carro em espaços apenas 21 cm maiores que ele.
Além do assistente para estacionamento, o CC é recheado de tecnologia. O
controlador de velocidade adaptativo ganhou o Lane Assist, que monitora
a faixa de rolamento e alerta sobre mudanças involuntárias. O sistema
também funciona na cidade, e é capaz de frear o carro em situações de
emergência, como um pedestre que atravesse na frente do carro. O
problema é que todos esses dispositivos são opcionais, e encarecem um
bocado o carro.
Ficha Técnica
Volkswagen CC
Motor: A diesel, dianteiro, transversal, 1.968 cm³,
quatro cilindros em em linha, turbinado, quatro válvulas por cilindro e
sistema de abertura variável de válvulas. Injeção direta common-rail e
acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual com seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 140 cv entre a 4.200 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,8 segundos.
Velocidade máxima: 214 km/h.
Torque máximo: 32,6 kgfm entre 1.750 e 2.500 rpm.
Diâmetro e curso: 81,0 mm X 95,5 mm. Taxa de compressão: 16,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson em
alumínio. Traseira do tipo independente four-link com amortecedores
separados das molas. Barras estabilizadoreas na frente e atrás. Oferece
controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 235/45 R17.
Freios: Discos ventilados de cerâmica nas quatro rodas.
ABS, EBD, assistente de frenagem de emergência e controle de frenagem
em curvas.
Carroceria: Cupê em monobloco, com quatro portas e
quatro lugares. Com 4,80 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,41 m
de altura e 2,71 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais
e do tipo cortina.
Peso: 1.550 kg.
Capacidade do porta-malas: 532 litros.
Tanque de combustível: 70 litros.
Produção: Wolfsburg, Alemanha.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado automático, direção
elétrica, trio elétrico, computador de bordo, volante multifuncional,
partida por botão, rádio/CD/MP3/USb/iPod/Bluetooth, bancos dianteiros
com ajuste de altura, airbags frontais, laterais e de cabeça, controle
de estabilidade e de tração, ABS com EBD, assistência de frenagem de
emergência e sensor de chuva com acionamento de farol baixo.
Preço na Europa: 32.675 euros (equivalentes a cerca de R$ 75 mil), no Brasil, a versão anterior Passat CC é oferecida por R$ 208.024.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
Comente está postagem.
No comments:
Post a Comment