Showing posts with label Petrobras. Show all posts
Showing posts with label Petrobras. Show all posts

Tuesday, February 14, 2012

Mercado-Importação de gasolina sobe 36% em janeiro, afirma Petrobras


Paulo Roberto Costa diz que importação acelera com etanol mais caro.
Compras externas de combustíveis pesaram nos resultados da estatal.


















Da Reuters





















Posto de combustível (Foto: Reprodução/TV Bahia)Importação de gasolina subiu com aumento do preço do etanol (Foto: Reprodução/TV Bahia)



A Petrobras
registrou alta de 36% nas importações de gasolina em janeiro, na
comparação com o mesmo mês do ano passado, disse nesta segunda-feira
(13) o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa. Ele
ainda estimou a importação de gasolina em 2012 em níveis semelhantes aos
de 2011, quando somaram cerca de 45 mil barris/ dia.





O executivo, que participou da cerimônia de posse da nova presidente da
estatal, Maria das Graças Foster, não forneceu valores absolutos da
importação em janeiro nem deu comparações com dezembro, quando a estatal
chegou a importar volumes diários recordes de 100 mil barris.



As compras externas de combustíveis pesaram nos resultados da Petrobras no ano passado.



As importações de gasolina se aceleraram em 2011 após uma forte quebra
de safra de cana-de-açúcar no centro-sul do Brasil, principal região
produtora de etanol, combustível que tem forte participação na matriz,
mas que muitos motoristas deixaram de usar pelos preços pouco
competitivos frente à gasolina, cujo valor é controlado pela Petrobras.



Queda no diesel

O diretor prevê queda nas compras externas de diesel, que atingiram 150
mil barris/dia no ano passado. Ele não forneceu dados comparativos.
Disse também que a Petrobras conseguirá isso com adaptações nas
refinarias, visando aumentar a produção de gasolina e diesel para
aliviar as importações. O objetivo é ter também menos paradas para
manutenção, segundo o diretor.



A maior contribuição para o incremento de produção será dada pela Repar
(Refinaria do Paraná), acrescentou. Costa disse que as novas refinarias
que estão sendo construídas deverão colaborar para atender a demanda
crescente do país, que tem aumentado acima do Produto Interno Bruto.



"As refinarias novas, com essa nova previsão de demanda, são só pra atender ao mercado interno", declarou.



PDVSA

Paulo Roberto Costa disse que a Petrobras ainda elabora resposta à
carta da PDVSA que informou que a companhia venezuelana não havia
chegado a um acordo sobre empréstimo com o BNDES para entrar como sócia
da estatal brasileira em uma refinaria em Pernambuco.



Questionado se existiria um novo prazo para a PDVSA efetivar a sua
condição de sócia na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que tem
previsão de operar no próximo ano, ele considerou a possibilidade de
isso ocorrer até o início da operação da unidade.



"Ainda não mandamos a carta, vou levar à apreciação da presidenta
(Graças Foster), eu não posso falar sobre o conteúdo da resposta... Pode
entrar como sócia até o início da refinaria operar", declarou.





Fonte: G1

 Disponível no(a): http://g1.globo.com/economia

Comente está postagem.

Friday, January 20, 2012

BR Aviation bate recorde em 2011



Em dezembro, a subsidiária do setor aeronáutico da Petrobras, a BR Aviation, bateu o recorde de vendas de querosene e gasolina de aviação, com um total de 399.098 metros cúbicos. No ano passado, a companhia registrou um aumento de 12,6% no volume movimentado em relação a 2010, o que deu a ela, uma fatia de mercado de 62%. Atualmente, a companhia opera em 101 aeroportos no Brasil.
A empresa chegou, em 2011, a comercialização de 4.435.923 metros cúbicos, ante a 3.940.185 metros cúbicos alcançadas no ano anterior, esta alta foi superior a do mercado, que cresceu 11,4%. Este desempenho foi graças ao aumento de número de rotas de alguns clientes da companhia, especialmente, Gol e Azul, e ao incremento de 17,4% no número de passageiros registrado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
O cenário desenhado, pela companhia, é positivo com a expansão cada vez maior do setor de aviação brasileiro devido aos eventos esportivos, Copa e Olimpíadas, que o País receberá. Para estar apta a receber esta alta na demanda, a empresa investirá em suas instalações nos principais aeroportos do Brasil, entre 2011 e 2015.
No ano que se passou, a BR Aviation começou a operar nos terminais da Zona da Mata (MG), Itirapina (SP) e Maringá (PR). Somado a isso, no plano de investimento consta a destinação de recursos para a ampliação e modernização nas estruturas de Natal (RN), Brasília (DF), Galeão (RJ), Campinas (SP), Guarulhos (SP) e Porto Alegre (RS). A companhia ainda deve adquirir as unidades de abastecimento de aeronaves e iniciar operações nos aeroportos de Navegantes (SC), Imperatriz (MA), Foz do Iguaçu (PR), Eirunepé (AM), Macapá (AP) e Ilhéus (BA).
Atualmente, são consumidos, aproximadamente, 600 mil metros cúbicos de querosene de aviação, desses 400 mil fornecidos pela BR. Com a Copa do Mundo e Olimpíadas, há a previsão de que esta demanda suba entre 20% e 30%, principalmente, nas cidades-sedes dos eventos.
Com os investimentos previstos pela empresa, a BR deverá ter sua capacidade mensal ampliada em 43 milhões de litros de querosene de aviação. “Essa é uma das nossas principais preocupações. Vamos investir para atender a demanda", declarou José Lima de Andrade Neto, presidente da companhia.

Wednesday, January 4, 2012

Petrobras divulga lista de postos com S50






Redação AB, com informações da Petrobras 

www.automotivebusiness.com.br

O website da Petrobras Distribuidora (www.br.com.br) apresenta lista de mais de 800 postos de serviço de bandeira Petrobras nos quais desde 1º de janeiro já é possível abastecer caminhões e ônibus com o Diesel S-50, com baixo teor de enxofre, obrigatório para a nova geração de motores a diesel Proconve P7 produzidos pelas montadoras. 

Além do Diesel S-50, a Petrobras Distribuidora oferece para os novos motores (Euro 5/Proconve 7) o Flua (marca própria da Petrobras para o Arla 32) e o lubrificante Lubrax Advento. 

O Diesel S-50 é produzido nas refinarias de Paulínia (Replan) e Henrique Lage (Revap), em São Paulo; de Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro; e Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais. Ainda no primeiro trimestre de 2012 o combustível será produzido nas refinarias de Capuava (Recap), em São Paulo; Landulpho Alves (Rlam), na Bahia; e Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná. 

A Petrobras informa que investiu mais de R$ 105 milhões na unidade de produção do Arla 32 na fábrica de fertilizantes em Camaçari, na Bahia. Segundo a empresa, a produção em escala comercial teve início em outubro de 2011 com capacidade de 63 mil m3 e chegará a 200 mil m3 em outubro de 2012. 

O uso do Diesel S-50 nos novos motores resultará na redução de até 80% da emissão de material particulado; e o uso do Arla 32 na tecnologia SCR permitirá reduzir em até 98% a emissão de NOx (óxidos nitrosos), um dos gases de efeito estufa. 

O Diesel S-50 começou a ser distribuído, a partir de janeiro de 2009, para as frotas de ônibus das regiões metropolitanas do estado de São Paulo (Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos), da região metropolitana do Rio de Janeiro, dos municípios de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. Em maio de 2009, passou a ser comercializado nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife para todos os veículos movidos a diesel.

Wednesday, December 21, 2011

Petrobras quer reajustar combustível usando Cide


Redação AB, com informações da Agência Estado
www.automotivebusiness.com.br 

Notícia da Agência Estado, assinada pela Reuters, registra que a Petrobras deverá expor novamente ao governo, na reunião do Conselho de Administração prevista para quinta-feira, a necessidade de reajustar os preços dos combustíveis para aumentar seu caixa. Para não pressionar a inflação, a estatal sugere ao governo reduzir a Cide, um dos impostos cobrados sobre a comercialização dos derivados de petróleo. 

Com uma eventual redução da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), a Petrobras poderia reajustar o preço nas refinarias sem elevar o valor final no varejo, mas o governo teria de abrir mão de uma parte de sua arrecadação. 

Com a redução do etanol na mistura do combustível a partir deste mês, todo o volume extra de gasolina para compensar a retirada do anidro está sendo comprado no exterior, porque as refinarias estão no seu limite de capacidade. As importações de gasolina vão quadruplicar em relação ao ano passado, projetou a estatal. 

Wednesday, December 14, 2011

NISSAN LEAF INTEGRA POSTO DO FUTURO DA PETROBRAS


O Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico produzido em larga escala no mundo, é um dos protagonistas do projeto Posto do Futuro Petrobras, que foi inaugurado hoje (13), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Fruto de uma parceria entre a Petrobras e a Intel, o Posto do Futuro reúne as mais novas tecnologias em interatividade com o consumidor, eficiência energética e sustentabilidade ambiental aplicadas às atividades de abastecimento, conveniência e outros serviços agregados ao varejo em postos de serviço. Lançado em 2010, o Nissan LEAF é um marco na história da indústria automobilística mundial e é resultado da incorporação da visão inovadora da Nissan em relação ao futuro e a décadas de investimentos e pesquisas. É um carro que comporta confortavelmente cinco passageiros e atende a todos os requisitos de um carro comum à combustão.
Alimentado por baterias de íons de lítio, o Nissan LEAF tem autonomia de 160 quilômetros com uma única carga (de acordo com a US EPA City Cicle), capaz de se recarregar completamente em 8 horas, em uma tomada de 220 volts, ou ainda de ter 80% de carga em apenas 30 minutos, utilizando um carregador de 400 volts. É um “carro de verdade”, que não emite poluentes, produzido a partir de 99% de materiais recicláveis, acessível e com autonomia de carga suficiente para as necessidades urbanas.
Comercializado no Japão, Estados Unidos e em países da Europa, o Nissan LEAF é produzido na fábrica da Nissan em Oppama, no Japão. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Nissan LEAF é comercializado por USS 32.700, sem contar os descontos proporcionados pelo governo local que está incentivando o carro elétrico tanto para a indústria quanto para o mercado. Até o final de 2012, ele será feito também na fábrica de Smyrna, Tennessee (EUA), e na usina de Sunderland, no Reino Unido, até o início de 2013.
POSTO DO FUTURO

O projeto do Posto do Futuro envolve modernos sistemas de eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Entre eles, temporizadores mecânicos em torneiras, uso de água de chuva para rega, limpeza de pisos e lavagem de carros e reciclagem da água de lavagem de veículos, que podem reduzir o consumo de água do posto em 50%. O chamado “telhado branco”, o uso de iluminação zenital, de indução magnética e de leds também apontam para uma redução expressiva do consumo total de energia.A energia solar é outra atração no Posto do Futuro, utilizada para dois propósitos: numa estação para carga de veículos elétricos e no aquecimento de água para lavagem de veículos, o que reduz o uso de produtos químicos e volume de enxágüe em até 10%.A energia eólica também está presente. Acumulada em baterias, ela alimenta as lâmpadas de leds da iluminação de emergência das entradas da pista de abastecimento.
A Cisco participa da iniciativa com o fornecimento de servidores, equipamentos de rede, infra-estrutura de wireless e tablets; a GE está presente no equipamento de carga de veículos elétricos e nas bombas de combustível com mídia digital e sistema de automação.

Tuesday, December 6, 2011

Petrobras: diesel S-50 custará R$ 0,06 a mais

Mário Curcio, AB 
www.automotivebusiness.com.br

Em entrevista coletiva realizada no início da tarde desta segunda-feira, dia 5, a Petrobras informou que o diesel S-50 estará disponível a partir de 1º de janeiro em 900 postos em todo o Brasil com custo de R$ 0,06 a mais por litro na comparação com o diesel S-500. A empresa também venderá a própria solução de ureia (Arla 32) com nome Flua (foto), cujo preço deve variar entre R$ 2 e R$ 3 o litro. 

A Petrobras investiu mais de R$ 105 milhões na unidade de produção deste agente redutor líquido em sua fábrica de fertilizantes em Camaçari, na Bahia. A fabricação em escala comercial teve início em outubro deste ano, com capacidade de 63 mil m³, e chegará a 200 mil m³ em outubro de 2012.
Segundo a companhia, o investimento para ampliar os pontos de oferta do diesel S-50 foi de R$ 25 milhões. Vale lembrar que esse combustível já é distribuído no País desde 2009 para as frotas de ônibus das regiões metropolitanas do Estado do de São Paulo (Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos), da região metropolitana do Rio de Janeiro, dos municípios de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. Em maio de 2009, passou a ser comercializado nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife para todos os veículos movidos a diesel. O volume desse diesel equivale a algo entre 5% e 6% do S-500. De acordo com a estatal, entre 2005 e 2010 foram investidos R$ 32,8 bilhões para modernização do parque de refino, sendo R$ 16,6 bilhões para a produção do diesel de baixo teor de enxofre. Entre 2011 e 2015 serão empregados R$ 29,2 bilhões na modernização das refinarias, sendo R$ 21,8 bilhões no programa de qualidade do diesel. Em 2013 estará disponível o Diesel S-10, com teor de enxofre ainda menor. Em 2012, os postos do Brasil venderão três tipos de diesel, o S-50, o S-500 e o S-1800. Em 2014 haverá apenas dois tipos, S-10 e S-500. 

Atualmente, o Diesel S-50 é produzido nas Refinarias de Paulínia (Replan) e Henrique Lage (Revap), em São Paulo; de Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro; e Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais. A partir do primeiro trimestre de 2012 também sairá das refinarias de Capuava (Recap), em São Paulo; Landulpho Alves (Rlam), na Bahia; e Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), neste primeiro momento, 3 mil postos (distantes no máximo a 400 quilômetros um do outro) terão diesel S-50 em suas bombas.

Segundo cálculos da petroleira, o uso do Diesel S-50 nos novos motores resultará na redução de 80% ou mais da emissão de material particulado. O uso do Arla 32 permitirá reduzir em até 98% a emissão de NOx (óxidos nitrosos), um dos gases de efeito estufa. De acordo com a Petrobras, 38% do diesel S-50 será importado. A companhia quer reduzir esse porcentual a zero com o início da operação das novas refinarias.


Monday, December 5, 2011

Petrobras e PSA Peugeot Citroën assinam acordo


Redação AB
www.automotivebusiness.com.br
A Petrobras assinou memorando de parceria com a PSA Peugeot Citroën para desenvolver tecnologias nas áreas de combustíveis, motores a combustão e redução de emissões de dióxido de carbono. Com o acordo, as empresas pretendem unir conhecimentos e atender as demandas da mobilidade sustentável.

A pesquisa na área de combustíveis, principalmente biocombustíveis, é um dos focos do Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Estilo da PSA na América Latina. A empresa aponta que o mercado nacional é único, por conta da participação expressiva do etanol. A Petrobras também acredita que o momento é oportuno para a parceria. Já que, a partir de 2014, toda a gasolina nacional será aditivada e terá ainda limite de 50 ppm de enxofre.

A PSA anuncia a parceria logo após ter confirmado o lançamento do sistema de partida a frio Flex Start, desenvolvido com a Bosch (leia aqui). Com isso, a companhia torna-se a primeira a produzir a solução em larga escala e avança na área de powertrain.


Saturday, October 8, 2011

Energia elétrica limpa na Antártica







Acordo entre Petrobras, Vale Soluções Energia e Marinha tornará o Brasil o primeiro país do mundo a utilizar biocombustível para produção de energia na Antártica. A companhia reforça, com mais essa iniciativa, sua atuação de vanguarda no uso de etanol para produção de energia elétrica. A Petrobras fornecerá os 350 mil litros de etanol necessários à operação e validará a utilização do etanol em condições de baixa temperatura. A operação de embarque dos equipamentos e tanques de etanol está sendo realizada e o Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, da Marinha do Brasil,  parte neste domingo (9/10) para Antártica.